Servidores protestam contra fechamento do Hospital Nossa Senhora da Conceição

A unidade teve as suas atividades interrompidas desde o último sábado (22), após sucessivos problemas na rede elétrica.

Escrito por Luana Lima ,

Servidores do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conjunto Ceará, e dirigentes do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora realizam, nesta manhã, protesto contra o fechamento da unidade hospitalar, que teve as suas atividades interrompidas desde o último sábado (22), após sucessivos problemas na rede elétrica. Durante a madrugada de sábado houve, inclusive, princípio de incêndio, conforme relato de funcionários. 

A Prefeitura está remanejando pacientes para o Hospital Zilda Arns (Hospital da Mulher) e o destino dos servidores é incerto. Dirigentes do Sindifort denunciam que esta não é a primeira vez que o hospital apresenta problemas estruturais e a Prefeitura não toma providências efetivas para saná-los. Em março deste ano, houve problema semelhante ao atual, com transferência de pacientes para o Hospital da Mulher. 

Redução de gastos

Também houve redução de gastos na unidade de saúde, que caíram de R$ 1,9 milhão, em 2013, para R$ 1,5 milhão, neste ano. Para o Sindifort, “é inaceitável que a Prefeitura continue tratando a saúde com descaso e que simplesmente feche um hospital prejudicando a população e os servidores”, diz a entidade, em nota emitida à imprensa.

Regina Cláudia Néri, diretora setorial de saúde do Sindifort, denuncia que a Prefeitura está com uma modalidade de fechar os equipamentos, alegando que estão sem condições, quando não dá a devida manutenção. “Fecharam o Centro de Especialidades Médicas José de Alencar (Cemja) desse mesmo jeito. No começo disseram que era temporário, mas já faz um ano e meio e até agora nada”. 

Ela afirma que o Hospital da Mulher recebe dinheiro da Secretaria Municipal de Saúde, mas oficialmente ele não está legalizado. “Fechar um hospital desses, como está acontecendo no Conjunto Ceará, meche com a vida da população e dos profissionais de saúde. Sem falar que o Hospital da Mulher não atende pediatria. O Hospital Nossa Senhora da Conceição tem sala de parto, centro de obstetrícia, esses serviços não vão ser ofertados no Hospital da Mulher, porque lá um hospital de portas fechadas”, adverte a sindicalista.

Garantias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que o hospital não será fechado definitivamente, como está sendo colocado, e que todos os funcionários (em torno de 550) vão ter os seus salários e escalas garantidos. Da mesma forma, diz que os pacientes não vão deixar de ser atendidos, uma vez que  foram transferidos pro Hospital da Mulher, ainda na madrugada de sábado. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.