Casos de coronavírus chegam a 282 em 13 dias no Ceará; não há registro de mais mortes

O número de casos no Estado é significativo. Fortaleza tem concentrado 268 do total de registros da doença. 

Escrito por Redação , metro@svm.combr
Legenda: Primeiro paciente morto por coronavírus estava internado há cinco dias no Hospital São José (HSJ), em Fortaleza

O Ceará tem 282 casos confirmados de coronavírus, conforme informado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (27). O Estado também já registrou oficialmente três mortes em decorrência da Covid-19. Mas, nas últimas 24 horas não houve óbitos. Dentre os casos confirmados da doença, Fortaleza concentra 268 pessoas com coronavírus.  

Os demais pacientes contaminados são dos municípios de Aquiraz (6), Fortim (1), Sobral (4), Juazeiro do Norte (1), Mauriti (1) e Maranguape (1). No boletim desta quinta-feira (26), a Sesa chegou a noticiar um caso em Groaíras. A informação estava errada e foi corrigida no boletim desta sexta.

Outras duas pessoas, moradoras de São Paulo e Uberlândia (MG), também tiveram a doença confirmada quando estavam no Ceará. Até quinta-feira (26) elas eram contabilizadas no informe epidemiológico do Ceará, mas pasaram a ser citadas nos boletins dos seus estados de origem.

Óbitos

No Ceará, os óbitos por coronavírus ocorreram de 4 a 11 dias após primeiros sintomas, de acordo com informações da Sesa. As vítimas foram duas mulheres, de 84 e 85 anos, e um homem de 74 anos. Os três tinham doenças crônicas pré-existentes e moravam em Fortaleza.

De acordo com a Sesa, a mulher de 85 anos morreu quatro dias após apresentar os primeiros sintomas e não passou por internação em unidade hospitalar. Já o homem de 74 anos permaneceu 11 dias com a doença e ficou 5 dias internado. O caso da idosa de 84 anos evoluiu durante nove dias, dos quais dois ela passou em internação. As informações são do sistema oficial de notificação do Ministério da Saúde (Redcap).

Medidas

No Estado, o primeiro caso confirmado de coronavírus foi registrado no dia 15 de março. No dia 20 de março a Sesa oficializou a transmissão comunitária.

Para tentar frear a transmissão da doença, dentre outras medidas, o governador Camilo Santana emitiu um decreto no dia 19 de março restringindo a abertura de espaços como bares, comércios, igrejas e escolas e autorizando somente a manutenção dos serviços essenciais como farmácias, supermercados e hospitais.

Além disso, o Estado segue recomendando o isolamento social como forma de barrar a transmissão do coronavírus que no Estado vem apresentando, apesar das variações, uma curva de contaminação muito alta, com muitos casos confirmados em um curto intervalo de tempo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados