Primeiro paciente que recebeu chip cerebral da Neuralink comanda computador com a mente; veja vídeo

Empresa de Elon Musk fez uma transmissão para apresentar Noland Arbaugh, de 29 anos

Legenda: Neuralink fez transmissão com o 1º paciente humano que recebeu um chip cerebral da startup
Foto: Reprodução/X @neuralink

Empresa do bilionário Elon Musk, a Neuralink fez, nesta quarta-feira (20), uma transmissão para apresentar o primeiro paciente humano que recebeu um chip cerebral da startup. No vídeo divulgado no X, antigo Twitter, é possível ver o homem demonstrando como comanda um computador com a mente. As informações são do g1.

O paciente é Noland Arbaugh, de 29 anos, que ficou tetraplégico em um acidente de carro há oito anos. "Não tenho sensação ou movimento abaixo da área da lesão, abaixo dos ombros", revelou ele, no momento conduzido pelo chefe de software da companhia, Bliss Chapman.

Noland comentou ainda que uma das coisas que não conseguia fazer com frequência desde o acidente era jogar xadrez. “Agora tudo está sendo feito com o meu cérebro”, ressaltou.  

A transmissão destacou o que estava sendo feito no computador a partir dos pensamentos de Noland, como o ponteiro de um mouse se movendo na tela. “Eu tenho muita sorte de fazer parte de tudo isso.”

Veja também

O paciente também salientou que o implante ainda precisa ser aperfeiçoado. "Não quero que as pessoas pensem que é o fim da jornada, ainda há muito trabalho a ser feito. Mas já mudou a minha vida”, evidenciou.

1º IMPLANTE DA STARTUP

O magnata Elon Musk anunciou, no dia 29 de janeiro, que a companhia Neuralink instalou, pela primeira vez, um implante cerebral em um paciente humano com resultados iniciais "promissores".

A companhia de neurotecnologia cofundada por Musk em 2016 pretende construir canais de comunicação direta entre o cérebro e os computadores. O objetivo é potencializar as capacidades humanas, tratar transtornos neurológicos como Parkinson e, talvez algum dia, chegar a uma relação simbiótica entre humanos e inteligência artificial.

Em fevereiro, o bilionário anunciou que o primeiro paciente conseguiu controlar um mouse de computador usando seus pensamentos.


Assuntos Relacionados