Avião de pequeno porte cai na Zona Oeste de São Paulo

No momento da queda, a aeronave atingiu um ônibus

(Atualizado às 10:21)
Chamas atingem ônibus após queda de avião na Zona Oeste de São Paulo
Legenda: Queda ocorreu na Avenida Marques de São Vicente, Zona Oeste de São Paulo
Foto: Reprodução / TV Globo

Um avião de pequeno porte caiu, na manhã desta sexta-feira (7), em uma avenida na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, segundo informações do Corpo de Bombeiros. No momento da queda, a aeronave atingiu um ônibus articulado, que incendiou. As chamas foram controladas ainda no começo da manhã.

Ainda conforme os bombeiros, o ônibus não tinha passageiros. Dois corpos carbonizados foram retirados da aeronave. As vítimas foram identificadas, conforme a Rede Globo, como sendo o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, e o piloto, Gustavo Medeiros.

Seis vítimas foram socorridas com ferimentos leves, em solo. Segundo o portal g1, um dos feridos é um motociclista que passava pela via e foi atingido pelos destroços do avião.

Ônibus atingido na queda da aeronave
Legenda: Ônibus atingido por aeronave pegou fogo
Foto: Reprodução TV Globo

Tentativa de pouso forçado

O avião, modelo King Air F90, com capacidade para oito pessoas, saiu do Campo de Marte às 7h15, segundo informações da TV Globo, e caiu por volta de 7h20.

Segundo informações iniciais, o avião tentou fazer um pouso forçado e acabou caindo sobre diversos veículos e explodindo. No local, formou-se uma cortina de fumaça que foi vista de várias regiões de São Paulo.

Moradores que estavam na região ouviram um barulho enorme no momento da queda. Também avistaram equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia se dirigindo até o local do ocorrido.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, lamentou o acidente em pronunciamento nas redes sociais. "Disponibilizamos todas as estruturas de atendimento para socorro às vítimas. Funcionários da Defesa Civil, Samu, além de agentes de trânsito e do setor de transporte, estão no local juntamente com homens do Corpo de Bombeiros para atuar no resgate das vítimas", escreveu. 

Investigação

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM.

"Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", explicou a FAB. 

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias