Morre David Nabarro, encarregado da ONU de combater crise da Covid-19
O médico também atuou no combate à crise da Ebola
Aos 75 anos, o médico David Nabarro faleceu na última sexta-feira (25). Ele foi encarregado da Organização das Nações Unidas (ONU) no combate a crises como da Ebola e da Covid-19. O médico britânico faleceu de forma repentina em Ferney-Voltaire, na França, onde morava.
A morte foi confirmada neste sábado pelo diretor-geral da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Deeply shocked and saddened by the passing of our dear friend, colleague and @WHO Envoy David Nabarro.
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) July 26, 2025
David was a great champion of global health and health equity, and a wise, generous mentor to countless individuals. His work touched and impacted so many lives across the… pic.twitter.com/xc6zrxpLs7
“David foi um grande defensor da saúde global e da equidade em saúde, além de um mentor generoso para incontáveis pessoas”, escreveu Tedros nas redes sociais. “Seu trabalho tocou e impactou muitas vidas ao redor do mundo”, acrescentou.
Até o momento, a causa da morte não foi divulgada. Nabarro era um dos rostos mais conhecidos internacionalmente no combate à Covid-19. Ele era um defensor da crescente cooperação internacional entre as nações e do apoio a países mais pobres.
Além da Covid-19, o médico também atuou na resposta a epidemias como a da Ebola, na África Ocidental, e a da gripe aviária. Em 2023, ele recebeu o título de cavaleiro do rei Charles III.
Pela sua atuação no combate à fome mundial, também foi condecorado com o World Food Prize, o "Nobel" da alimentação.