Velocidade de afundamento da mina da Braskem em Maceió diminui, diz Defesa Civil

Parte da mina 18 se rompeu na tarde do último dia 10, em um ponto sob as águas da Lagoa Mundaú

Escrito por Diário do Nordeste/Agência Brasil ,
Braskem
Legenda: De acordo com a Defesa Civil municipal, é possível afirmar que a movimentação do solo teve uma significativa redução, afundando alguns milímetros por hora.
Foto: Jonathan Lins/Secom

O coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió (AL), Abelardo Nobre, anunciou que a velocidade com que o solo da mina 18 da empresa petroquímica Braskem vinha afundando diminuiu “significativamente” nos últimos dias. Segundo Nobre, a constatação, feita por equipes de análise da Defesa Civil municipal, sugere que o solo na região da mina pode estar se estabilizando.

“Aquele cenário de preocupação que tínhamos antes já não existe. O afundamento reduziu significativamente, o que nos leva a entender que o solo pode se acomodar e estabilizar”, afirmou Abelardo, em nota divulgada pela Prefeitura da capital alagoana nesse sábado (23).

Veja também

Parte da mina 18 se rompeu na tarde do último dia 10, em um ponto sob as águas da Lagoa Mundaú. O instante em que o solo cede foi registrado por câmeras de segurança que flagraram o redemoinho que se formou quando a água invadiu a caverna subterrânea resultante de décadas de exploração do sal-gema.

Um equipamento (DGPS, do inglês Sistema de Posicionamento Global Diferencial) que técnicos da Defesa Civil e da Braskem usavam para monitorar movimentações do solo em torno da mina 18 e das áreas desocupadas foi perdido no rompimento. Embora o aparelho substituto tenha sido instalado nas proximidades da mina já no dia seguinte (11), demorou dias para que ele começasse a fornecer dados consistentes sobre a situação do terreno.

De acordo com a Defesa Civil municipal, após dez dias de monitoramento usando o novo equipamento instalado, é possível afirmar que a movimentação do solo teve uma significativa redução, afundando alguns milímetros por hora.

Entre a tarde de sexta-feira (22) e a tarde desse sábado, por exemplo, o deslocamento vertical totalizou 2,5 centímetros, ou cerca de 1 mm/hora. A título de comparação, em 29 de novembro, a velocidade de afundamento do solo chegou a 5 centímetros por hora.

Exploração de sal-gema

Apesar do otimismo, a Defesa Civil e a Prefeitura alertam que a população deve evitar transitar pela área desocupada e de navegar em parte da Lagoa Mundaú.

A instabilidade no solo de Maceió foi causada pela extração de sal-gema do subsolo e ocasionou o afundamento de cinco bairros. Após a extração do minério, as minas ficaram cheias com um líquido químico que vazou, formando vários desabamentos. Os tremores seriam também relacionados à acomodação do solo, a partir dos deslocamentos no subsolo.

A Braskem foi alvo de operação da Polícia Federal que investiga os crimes cometidos durante a exploração de sal-gema na Cidade. O Senado criou uma CPI para investigar o caso.

Assuntos Relacionados