'Situação está sob controle', diz secretário da Segurança sobre ataques no Pirambu

Ao todo, 16 pessoas foram presas na ofensiva policial. Entre elas, o homem apontado como o principal articulador dos ataques

Escrito por Emanoela Campelo de Melo e Renato Bezerra ,
Samuel Elânio
Legenda: Secretário de segurança apresentou balanço das ações policiais contra ataques no Pirambu nesta sexta-feira (11)
Foto: Thiago Gadelha

"Garanto a todos que a situação está sob controle", disse o secretário da Segurança Pública do Ceará, Samuel Elânio, ao apresentar o balanço das ações policiais na região do Grande Pirambu, alvo de ataques criminosos na quinta-feira (10). Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta (11), ele acrescentou que escolas e comércios da região podem funcionar normalmente. 

Ao todo, 16 pessoas foram presas, entre elas Francisco Barbosa de Sousa, conhecido como "Turinga", de 43 anos, apontado como o principal articulador das ações criminosas. Entre os detidos, há cinco menores.  

Investigado por ser responsável pela comercialização de drogas na região, Francisco Barbosa foi localizado no bairro Praia de Iracema e conduzido para a sede da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), onde foi autuado em flagrante por integrar organização criminosa e tráfico de drogas.

Veja também

Durante as ofensivas policiais, nove armas de fogo foram apreendidas, entre elas um fuzil e uma granada, além de munições e drogas. 

Ainda na coletiva, Samuel Elânio classificou as ações criminosas como um episódio pontual e disse que as ordens dos ataques não partiram das penitenciárias. 

"Podemos garantir que os presídios continuam incomunicáveis, trazendo essa segurança para a população. A sensação que temos hoje é que o sistema está seguro, temos essa sensação, de toda a tropa que está atuando no terreno, que essas comunicações via de regra não estão partindo dos presídios. A segurança permanece. Isso foi uma situação muito pontual entre os dois bairros, nada que venha a se estender para outros bairros e municípios, e já identificamos todas as pessoas envolvidas nessas ordens", disse o secretário de segurança. 

Veja também

CARROS ATACADOS E INCENDIADOS

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), três carros foram alvos de incêndio criminosos na quinta (10). O Corpo de Bombeiros debelou as chamas.

Também houve tiroteios na região, segundo relatos da população. Um carro sofreu uma tentativa de incêndio na Rua João Nogueira, mas o fogo foi apagado. 

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoou o local dos crimes para auxiliar os trabalhos policiais.

As ocorrências foram registradas em pelo menos três avenidas: Francisco Sá, Dr. Theberge e Leste-Oeste. Na Francisco Sá, inclusive, uma agência bancária da Caixa Econômica Federal foi fechada por motivos de segurança, segundo um aviso fixado na porta do estabelecimento. 

Agência da Caixa com aviso de que encerrou o expediente bancário
Legenda: Aviso na porta da agência avisou que expediente encerrou por motivos de segurança
Foto: Isaac Macêdo

 

Assuntos Relacionados