Nove pessoas são presas no Mercado dos Peixes de Fortaleza por comercialização ilegal de lagostas

PF combate pesca e comercialização ilegal de lagostas em Fortaleza/CE

Escrito por Redação ,
Ibama e PF atuaram juntos em operação na capital cearense
Legenda: Ibama e PF atuaram juntos em operação na capital cearense
Foto: Divulgação/PF

Nove pessoas foram presas em flagrante no Mercado dos Peixes, em Fortaleza, durante operação da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (31). A ação foi realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

A operação "1968" foi realizada com objetivo de reprimir crimes de pesca e comercialização ilegais de lagostas. Os peixes e lagostas apreendidos foram destinados a projetos sociais.

Lagosta apreendida foi doada para instituições de caridade
Legenda: Lagosta apreendida foi doada para instituições de caridade
Foto: Divulgação/PF

Os animais apreendidos estavam sendo comercializados no período de defeso da lagosta, iniciado no dia 1º de novembro de 2022 com término em 30 de abril de 2023 — no qual a pesca é proibida e a comercialização só pode ser realizada com declaração de estoque anterior ao período de defeso.

Os policiais federais identificaram a comercialização ilegal de lagosta e outros pescados nos boxes do Mercado dos Peixes, não sendo apresentada documentação pelos investigados. O Ibama ainda aplicou multas aos infratores.

Crime com pena de até três anos de detenção

Policiais federais realizaram operação em boxes do Mercado dos Peixes da capital cearense
Legenda: Policiais federais realizaram operação em boxes do Mercado dos Peixes da capital cearense
Foto: Divulgação/PF

Os presos responderão pelo cometimento, em tese, do crime de pesca ilegal, com penas de até 3 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados.

O nome da operação remete ao ano de lançamento do ensaio "Tragédia dos Comuns", que indica o risco de esgotamento dos recursos pesqueiros decorrente de ações similares às dos presos.

 

Assuntos Relacionados