Médico morre após aeronave cair no mar em Aquiraz; veja vídeo
Testemunhas ouviram uma forte explosão enquanto o transporte ainda estava no ar e viram as asas se partindo
Uma aeronave caiu no mar na praia de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, na tarde desta quinta-feira (5). Testemunhas ouviram uma forte explosão enquanto o avião ainda estava no ar e viram as asas dele se partindo. O piloto, que estava sozinho, teve o óbito atestado ainda no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O médico Francisco Sérgio Menescal de Macedo, de 74 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu. A vítima e a aeronave foram retiradas do mar por banhistas, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). A queda ocorreu a 80 metros da faixa de areia, conforme o relato de banhistas aos militares.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes do Samu ainda tentaram reanimar o homem, mas sem sucesso. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) também foi acionada ao local.
A Pasta também detalhou que a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) foi acionada para a localidade de Tapera, próxima a um condomínio de luxo, às 16h19.
A queda do monomotor assustou banhistas e moradores da região, que se aglomeraram na faixa de areia para observar o resgate de vítimas e de escombros da aeronave. Imagens do veículo aéreo completamente destruído foram enviadas ao Diário do Nordeste. Assista:
Veja também
Investigação será iniciada
Não se sabe ainda o que provocou a queda do avião. No entanto, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), informou que foi notificado pelo Ciopaer sobre o acidente e que iniciará as investigações.
Agentes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) II, em Recife, se deslocaram para Fortaleza para iniciar os procedimentos. Ainda não se sabe em qual aeroclube o ultraleve será mantido.
Em nota enviada ao Diário do Nordeste, a FAB explicou que as investigações utilizam técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação de danos causados à aeronave ou por ela e o levantamento de outras informações necessárias.
"O objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", afirmou a Força Área.