Transporte urbano só com cartão eletrônico continua em expansão

Atualmente, 79 carros circulam na Capital sem a possibilidade de pagamento por dinheiro. Sindiônibus quer ampliar a iniciativa visando a segurança 

Escrito por Redação , metro@verdesmares.com.br

Legenda: Atualmente, 79 carros circulam sem aceitar dinheiro como forma de pagamento 
Foto: FOTO: THIAGO GADELHA

As linhas de ônibus na Capital com pagamento apenas por meio do Bilhete Único e demais cartões eletrônicos continuam em expansão. Atualmente, 79 veículos distribuídos em cerca de 10 linhas não aceitam mais dinheiro como pagamento da tarifa, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). A iniciativa está entre as medidas adotadas pela entidade visando a redução do número de assaltos.

Dentre elas, as de maior circulação são as linhas 129 Parangaba- Náutico (simultânea à linha 029), 150 Siqueira-Papicu/Washington Soares (simultânea à linha 050), 174 Antônio Bezerra-Unifor (simultânea à linha 074) e a 199 Siqueira-Mucuripe (simultânea à linha 099). 

A redução de dinheiro a bordo é apontada pelo Sindicato como um dos motivos para a redução do número de assaltos a coletivos. Até novembro deste ano, foram registrados 1.239 ocorrências, redução de 45% se comparado a igual período de 2017.

 “Nós já temos um percentual de 65% da população que usa crédito eletrônico, mas ainda tem boa parte que paga em dinheiro e isso atrai o criminoso para dentro do carro. Temos uma queda, mas ainda é um número expressivo para o nosso entendimento, então o passo agora é diminuir o máximo possível o dinheiro dentro do veículo”, diz o gerente de operações do Sindiônibus, João Luís de Maciel. 

Segundo aponta, passado um mês do início da fase de testes, nenhuma das linhas em utilização apenas com pagamento eletrônico registrou ocorrências de assalto. À medida que a iniciativa for expandida, explica o gerente do Sindiônibus, também será ampliada a rede de venda de créditos, facilitando assim o uso dessa opção pela população. 

Recarga

Atualmente, além dos terminais de integração de ônibus, os usuários podem recarregar o cartões eletrônico nas farmácias Pague Menos, em supermercados, shoppings, pela internet ou por meio do aplicativo Meu Ônibus. “A nossa ideia é ir paulatinamente dando possibilidade da pessoa pagar com crédito eletrônico de modo que a gente elimine ou diminua para números inexpressivos esses assaltos”.

Ainda conforme Maciel, outro incentivador ao uso dos cartão eletrônicos vem da modernização de todo o sistema validador dos coletivos. Por meio da troca dos equipamentos, destaca ele, assim que o usuário faz a recarga do cartão o crédito é atualizado de imediato. 
A implantação de cofres de segurança, câmeras de vigilância e GPS em 100% da frota também é atribuído pelo Sindicato como fatores que vêm contribuindo para a redução do número de assaltos. O Levantamento feito pela entidade aponta, ainda, que a faixa horária de maior incidência das ocorrências neste ano, em Fortaleza, foi entre 16 horas e 22 horas. 

Assuntos Relacionados