Roteiro turístico traz paisagens naturais

Escrito por Redação ,
O turismo de aventura é um dos atrativos no Cariri, também prestigiado pela riqueza na paleontologia
 
Juazeiro do Norte. Conhecida nacionalmente pela força do turismo religioso relacionado às romarias de Padre Cícero, a região do Cariri oferece ao turista muito mais do que o roteiro da fé. Quem quiser conhecer a região vai encontrar desde belezas naturais, como florestas, cachoeiras, fontes de água, a curiosos achados da Paleontologia. Com informações da Associação dos Guias de Turismo do Cariri Cearense (AGTURC), preparamos dois roteiros de um dia para você conhecer alguns dos principais pontos turísticos do Cariri.

Cachoeira em Missão Velha é atrativo para quem quer aventura e um banho fresco

O primeiro roteiro compreende as cidades de Crato, Nova Olinda e Santana do Cariri. Como explica a guia de turismo Verinha Torres, secretária da associação, o primeiro ponto turístico da rota é o Geossítio Ponte de Pedra, dentro do território do Geoparque Araripe.

Arqueologia

Localizado no Sítio Olho D´água de Santa Bárbara, junto à CE-292, que liga Crato a Nova Olinda, este Geossítio é representado por uma formação rochosa natural que lembra uma ponte, pois cobre o vão de um riacho que só apresenta água em épocas de chuva. Além de uma bela vista panorâmica, os turistas poderão conferir vestígios arqueológicos das populações pré-históricas próximo à ponte.

São gravuras e pinturas rupestres, além de achados ocasionais de restos de cerâmica e de material lítico usado pelos antigos habitantes Kariri.

Saindo de lá, você pode ir para Nova Olinda e visitar a Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, que se destaca pelo trabalho de referência na formação social e cultural com crianças e jovens da cidade.

Outro ponto turístico da cidade é a oficina do mestre Expedito Seleiro, conhecido em todo o Brasil pelos belos artigos em couro que fabrica. De lá, você pode ir para a próxima parada: o Geossítio Pedra Cariri, a 3 km do centro de Nova Olinda. Ali, os visitantes podem conhecer como é feita a extração do calcário laminado do qual é feito o artesanato em pedra cariri.

Museu

Em Santana do Cariri, a atração principal é Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri. No acervo, um rico material fossilífero de milhões de anos, como plantas, peixes, lagartos, pterossauros, dinossauros, entre outros grupos.

Seguindo o roteiro, o próximo ponto turístico em Santana do Cariri é o casarão do coronel Felinto Cruz, símbolo da formação política e social da cidade. De lá, a dica é conhecer o Pontal da Santa Cruz, ponto de observação panorâmica em Santana do Cariri, localizado no topo da Chapada de Araripe, a aproximadamente 750 metros de altitude.

Além de apreciar a vista, o turista pode aproveitar para experimentar a culinária típica no restaurante do local.

Depois do almoço, a guia Verinha Torres sugere conhecer o memorial da ´menina Benigna´, em Inhumas, distrito de Santana do Cariri. A jovem, morta brutalmente aos 13 anos, em 1941, foi consagrada santa pelo povo e já está em processo de beatificação pela Igreja Católica.

Em Araponga, outro distrito de Santana, uma construção curiosa chama a atenção de turistas e moradores. De propriedade particular, a Euroville é um conjunto de casas inspiradas nas arquiteturas italiana, londrina, alemã e até marroquina. "A propriedade é de cinco irmãos. Um deles viajava muito para a Europa. Como eles herdaram do pai esses terrenos, para não vender, eles resolveram fazer réplicas. Cada um iria escolher uma parte da Europa e fazer casas réplicas. Tem várias representações da Europa", conta Verinha Torres.

Ecoturismo

Quem desejar um passeio mais ecológico, com direito a trilhas e banho de cachoeira, a dica é fazer o passeio nos municípios de Missão Velha e Barbalha. Saindo de manhã, o turista pode ir direto para a cachoeira de Missão Velha, localizada a 3 km da sede do município de mesmo nome. Na trilha que leva à cachoeira, o guia local mostra as ruínas de uma casa construída no século XVII pelos primeiros habitantes da região.

Existem ali vestígios de civilizações indígenas e de ´icnofósseis´, espécies de invertebrados que habitaram a localidade há 400 milhões de anos.

Entre relatos e resquícios da história, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as lendas da região. "Só na cachoeira de Missão Velha, a gente tem três lendas", diz Verinha Torres. Missão Velha tem ainda outra curiosidade, como conta a guia de turismo. "A cidade só tem 35 mil habitantes e o interessante é que ela tem duas igrejas matriz: a Igreja Matriz de São José e o Espaço Novo Milênio, homenagem a mãe rainha. Fora isso, ela tem mais 70 capelas", diz a guia.

Saindo de Missão Velha, o Parque Ecológico Riacho do Meio, em Barbalha, é o destino indicado para completar o roteiro.

Mais informações:
Setur
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima Edifício Seplag- Cambeba
Telefone: : (85) 3101 4669
http://www.setur.ce.gov.br/

DENISE MARÇAL
COLABORADORA