Ponto de Cultura fortalece tradição

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Fortaleza. No município de Beberibe, mulheres das comunidades de Umburanas, Pau Branco, Encruzilhada e Aroeiras se reúnem para contar histórias com muita dança e ao som de cantigas. Elas repassam, para crianças e adolescentes, a tradição dos dramas populares. Esse costume da região, fortalecido por meio do Ponto de Cultura Casa das Dramistas e da Associação Comunitária Beneficente de Encruzilhada e Umburanas, será celebrado, hoje, com a estreia do espetáculo "Os Dramas do Litoral Leste" e o lançamento do Inventário dos Dramas Populares do Litoral Leste, projeto aprovado no Edital de Fomento do Patrimônio Imaterial apoiado pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O evento começa às 20 horas e também vai reunir uma feira de artesanato e de comidas típicas, além de atrações musicais. Seguindo a tradição de quase um século, o espetáculo "Os Dramas do Litoral Leste" será realizado no terreiro da casa de Geraldo Lino, no distrito de Forquilha. Segundo os moradores de Beberibe, os dramas eram festejados, todas as noites, em algum quintal ou terreiro da região. Misturando música, poesia, comédia, dança e brincadeira, com acompanhamento do violão, da zabumba, do triângulo e do pandeiro, o espetáculo será apresentado por 12 dramistas e quatro tocadores e dividido em 24 partes.

Uma equipe de pesquisadores será responsável pela apresentação do projeto Inventário de Dramas Populares do Litoral Leste, que contará com mil catálogos de 150 páginas, um vídeo documentário, postais e exposição itinerante de fotografias.

O projeto concorreu com outras 97 propostas em todo País e foi aprovado como melhor projeto do Ceará, segundo melhor do Nordeste e 9º do Brasil. A proposta consiste em uma pesquisa etnográfica que será iniciada em janeiro de 2010, sob a coordenação técnica de Oswald Barroso, pesquisador e membro do Conselho Nacional de Folclore do Brasil, e com o apoio da Prefeitura de Beberibe, pela Secretaria de Turismo e Cultura.

Reconhecimento

O resultado do trabalho será o reconhecimento da tradição pelo Iphan como Patrimônio Imaterial do Ceará. A história dos dramas populares na região data da década de 1920. Com o tempo, o grupo foi perdendo a força. A falta de apoio deixou a tradição adormecida durante os anos de 1970 e 1980.

Em 1995, foi fundada a Associação Comunitária Beneficente de Encruzilhada e Umburanas no intuito de apoiar, desenvolver e resgatar os costumes, a tradição e a cultura da região. "Com o incentivo, articulamos mais a produção local e expressões simbólicas", diz Evandro Vieira, organizador do Ponto de Cultura Casa das Dramistas.

Mais Informações:
Estreia do espetáculo "Os Dramas do Litoral Leste"
Entrada R$ 5,00.
Distrito de Forquilha, Beberibe