Oficina de Inclusão Produtiva do Pronatec será realizada amanhã em Limoeiro

O evento, que tem por objetivo fortalecer a execução do Pronatec, contará com a participação 21 municípios integrantes da Regional Leste

Escrito por Redação ,

A Oficina de Inclusão Produtiva do Pronatec Brasil Sem Miséria, promovida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e SINE/IDT, será realizada nesta quinta-feira, 27 de novembro, das 8h às 17h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Limoeiro do Norte.

O evento contará com a participação 21 municípios integrantes da Regional Leste (ver lista abaixo) e com as presenças de representantes da STDS (Coordenadoria de Promoção do Trabalho e Renda, Gestão do SUAS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretários (as) do Trabalho e Desenvolvimento Social dos municípios participantes e suas equipes técnicas, além de representantes do SINE/IDT e das entidades ofertantes dos cursos do Pronatec  Brasil Sem Miséria (Senai, Senac, Senar, Seduc e IFCE).

A Oficina tem por objetivo, segundo seus idealizadores, fortalecer a execução do programa, a partir do balanço das ações realizadas e aprimorar a articulação entre os municípios, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a rede de Educação Profissional.

Gratuito

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) coordena a oferta de vagas de qualificação profissional no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os cursos serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac e Senai) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

Municípios participantes

Alto santo

Aracati

Beberibe

Ererê

Fortim

Icapuí

Iracema

Itaiçaba

Jaguaretama

Jaguaribara

Jaguaribe

Jaguaruana

Limoeiro do Norte

Morada nova

Palhano

Pereiro

Potiretama

Quixerê

Russas

São João do Jaguaribe

Tabuleiro do Norte