Manchas de óleo: Cumbuco, Flecheiras, Taíba e Porto das Dunas estão impróprias para banho
Das 35 praias analisadas, sete foram consideradas impróprias devido a ocorrência de manchas de óleo
A análise da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) concluiu que sete praias do litoral cearense estão impróprias para banho devido a ocorrência de manchas de óleo na água ou na areia. O novo boletim foi divulgado nesta terça-feira (1º), após análise de amostras colhidas em 35 praias do Ceará.
No litoral oeste, do Icaraí (Caucaia) ao Preá (Cruz), 18 praias foram avaliadas e cinco desaprovadas pela análise. São elas:
- Cumbuco (Caucaia),
- Taíba (São Gonçalo do Amarante)
- Paracuru (Paracuru),
- Flecheiras (Trairi)
- Mundaú (Trairi).
Já no litoral leste, trecho entre a praia da Cofeco, em Fortaleza, e a praia da Redonda, no município de Icapuí, o problema foi constatado em duas das 17 praias monitoradas:
- Porto das Dunas (Aquiraz)
- Pontal de Maceió (Fortim).
Limpeza
Em operação de limpeza, um mutirão com servidores da Semace recolheu mais de 500 litros de óleo de nove praias do Ceará.
Com o surgimento da substância, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também foi acionado e coletou o material para averiguar.
Banhistas e frequentadores das praias podem denunciar o aparecimento de substâncias ou animais atingidos pelo óleo, vivos ou mortos, à Semace, por telefone ou por meio do aplicativo do órgão.
A autarquia mantém uma equipe de plantão para tomar as providências de limpeza e resgate do animal. A orientação é para que as pessoas não entrem em contato direto com o óleo.
Os telefones para contato são: 0800.275.2233/ (85) 3101.5515/ 3101.5562/ 3101.5580 ou 3452.3083.