Leilão deve movimentar cerca de R$ 5 milhões

Escrito por Redação ,
O V FestBerro também contará com exposições, leilões, concursos, oficinas, palestras e seminários

Tauá. Desde a última quarta-feira, até dia 25, todas as atenções estão sendo voltadas ao município de Tauá que sedia o V Feira de Negócios de ovinos e caprinos dos Inhamuns (V FestBerro) e também o Festival Cultural da Terra dos Inhamuns. O diferencial será a realização do primeiro leilão nacional de ovinos e caprinos realizados no Ceará. Outros deste porte já tinham sido realizados no Nordeste, mas, no Estado, será o primeiro. O leilão será transmitido pelo Canal Boi e pela web. Quatro mil cabeças de animais participarão e cerca de R$ 5 milhões serão movimentados no decorrer das negociações.

Durante o evento, haverá exposições, leilões, concursos, oficinas, palestras e seminários, contando também com uma extensa programação cultural, com espetáculos culturais de dança, artes cênicas e shows musicais com artistas da região. De acordo com a Prática Eventos, empresa responsável pela organização do evento, a estimativa de público é de 100.000 pessoas.

A cada edição, o evento vem sendo incrementado e este ano será ainda mais inovador por apresentar uma programação repleta de atrativos tanto para os criadores, para aqueles que comercializam o couro e a carne quanto para os curiosos e demais participantes. A prefeita municipal, Patrícia Aguiar, considera este um momento de extrema importância para o município e toda a região por apresentar alternativas para a sustentatibilidade. Junto ao presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho, Prefeitura e governo do Estado pretendem elevar a região no ranking da ovinocapricultura.

Para o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Antônio Amorim, o FestBerro simboliza “uma demonstração de potenciais da região, trata-se de uma descoberta de talentos, de que é possível montar pequenas indústrias. A criatividade das pessoas é algo incrível”. Para o secretário adjunto, a região semi-árida não é ruim, ao contrário, é muito produtiva, dentro de cada peculiaridade. Completa ainda que “diferente da Europa que importa muito de seus itens alimentícios, nossa região é extremamente produtiva”.

Oficinas

Amorim, que é tauaense, aponta como destaque do evento as oficinas de Industrialização da carne (Embrapa) e de Produção de lingüiça e hambúrguer (Associação Comunitária Rural do Lustal). Esta entidade possui uma unidade de processamento da carne de ovinos e caprinos. Há dois anos, produz a lingüiça e o corte padronizado, e, mais recentemente, o hambúrguer.

Para o coordenador da unidade, José Roberto, os produtos possuem uma boa aceitação. Segundo ele, “são vendáveis, têm uma boa saída. Mas, por enquanto, vendemos apenas nos domicílios. O comércio ainda duvida do nosso produto e não tem recebido para a venda”. No momento, a associação busca, com o apoio da Embrapa, o selo de inspeção e de certificação para poder comercializar com maior regularidade. Entre os tipos de lingüiça produzidas na unidade, destaca-se a lingüiça caprina calabresa com pimenta.

Segundo os organizadores do evento, o FestBerro é uma realização interinstitucional e intersetorial que contará com a participação e o comprometimento de todos os agentes responsáveis e interessados pelo desenvolvimento contínuo da região nos segmentos da economia, cultura, turismo, capacitação, técnico e tecnológico, do agronegócio e, em especial, da ovinocaprinocultura.

Abertura

Na abertura, na última quarta-feira, houve show da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano. Para Marta Lacerda, que tem visitado o evento, “o show foi fantástico, o espaço amplo e interessante, seguro com muitos policiais. As pessoas estavam muito animadas, empolgadas com o evento. Os próximos eventos podem, inclusive, se concentrar neste parque de exposição. Já os animais são uma atração a parte, acredito que o leilão vai impressionar”, disse.

Mais informações:
Festberro
De 21 a 25 de novembro de 2007
A partir das 9 horas
Local: Parque de Exposições de Tauá

Dauana cavalcante
Especial para o Regional