Ipueiras tem estrada perigosa

"Curva da morte" persiste em trecho da CE-263, deixando a comunidade apreensiva com mais acidentes

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: Apesar de ter havido intervenções na rodovia, como a pavimentação, asfaltamento e sinalização, ainda há perigo constante
Foto: FOTO: CID BARBOSA

Ipueiras. A pavimentação, asfaltamento e sinalização da CE-267, há dois anos, no trecho que vai de Ipueiras a Croatá, não foram suficientes para impedir o registro de vários acidentes fatais, o que levou os moradores das imediações a apelidar o local de "curva da morte".

O local era chamado até então de curva da Serra da Matriz de São Gonçalo. Fica nas proximidades do povoado de Oiticica do Rosário. "Depois que aconteceu a restauração, isso aqui piorou bastante. Por isso passou a ser conhecido como "curva da morte", afirma a comerciante Maria de Fátima Carvalho. Segundo ela, mais de 50 veículos, principalmente de menor porte, já caíram após passar pela curva. "Os acidentes com veículos pequenos causam grandes prejuízos materiais, mas poucas vezes deixam vítimas. Em relação aos caminhões, porém, a situação é mais grave, pois vários condutores ou acompanhantes morreram", disse.

Conforme a comerciante, antes da restauração, "existia uma ladeira alta, que não permitia a subida de caminhões. Dessa forma, eles tinham que desviar por Guaraciaba do Norte ou Croatá para vir fazer a entrega em cima da serra". Hoje, diante da situação, muitos caminhoneiros se negam a passar pela curva da morte em direção à serra. O meu marido tem um comércio de material de construção. O fornecedor de cimento, por exemplo, só traz a mercadoria até a parte baixa. Temos que deslocar um caminhão para ir buscar o que necessitamos".

Buraco

Maria de Fátima ressalta que não falta sinalização nas proximidades da curva. "O problema está aí. Quando o motorista vai observar a sinalização ainda vem acelerado e não consegue parar. Acreditamos que seria fundamental para evitar tantos acidentes que essa mesma sinalização fosse feita também alguns metros antes, para que os guiadores diminuíssem a velocidade", ressaltou.

Segundo ainda a comerciante, é possível, ao lado disso, consertar um buraco que existe. "Na verdade, se fosse feito algo para fechar esse buraco muitas vidas seriam salvas".

A assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) explicou que enviará uma equipe de engenharia técnica até o local, a fim de realizar as mudanças na sinalização, caso constate que as mesmas são necessárias.

O prazo para que a visita aconteça é de cerca de 15 dias. Dependendo da agenda a ser cumprida, pode acontecer antes desse período.

Mais informações
Detran
Av. Godofredo Maciel, 2900 - Maraponga
Fortaleza (CE)
Fone: 0800 275 6768