IFCE de Tauá produz máscaras de proteção para profissionais da saúde do Município

Um total de 50 protetores devem ser entregues na próxima semana ao Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima

Legenda: Vão ser produzidas, ao todo, 50 máscaras
Foto: Foto: Divulgação

Para contribuir no enfrentamento à Pandemia do Covid-19, ocasionada pelo novo coronavírus, uma iniciativa do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, deve entregar 50 protetores de rosto a profissionais de saúde do Município.

O material começou a ser produzido na última terça-feira (24) e deve ser entregue na próxima semana aos profissionais do Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, localizado em Tauá. Cada unidade leva em média uma hora para ser produzida. 

O trabalho está sendo feito pelo setor de Tecnologia da Informação e pelo Laboratório de Eletromagnetismo do Campus por meio da tecnologia da impressora 3D. Os protetores seguem um modelo disponibilizado na internet por uma empresa sueca.

Designer fabrica escudos faciais para protegerem profissionais de saúde em Juazeiro do Norte

O diretor-geral do IFCE de Tauá, José Alves Neto, conta que a ideia surgiu para minimizar o impacto da Pandemia. “Quando começamos a ver as movimentações das instituições de ensino, pensamos em como contribuir”, ressalta. 

Equipamento de Proteção Individual  

O material faz parte do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que deve ser utilizado pelos profissionais da saúde no enfrentamento ao vírus, e deve ser utilizado como complemento às máscaras do tipo N95.

O modelo é o mais indicado para trabalhadores expostos a ambientes contaminados por aerossóis, com capacidade de filtração e resistência a materiais particulados. A eficiência da máscara chega a ser de 95%. Já as peças produzidas em Tauá devem proteger a região dos olhos e, assim, diminuir o risco de contágio. 

Além de diminuírem as chances de contágio, os protetores podem ser higienizados, o que permite a reutilização do material, diferente das máscaras descartáveis.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará