Festival premia desenho animado e documentário

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:
O Festival Curta-Canoa encerrou ontem trazendo novidades na premiação, após concorrida seleção entre os melhores

Aracati. Ganhou quem contou a saga sertaneja, caricatural e engraçada no desenho animado, e a trajetória de um ex-ator italiano dono de um restaurante em São Paulo. Animação e documentário fazem, mais uma vez, dobradinha na premiação do Festival Latino Americano de Curta-Metragem, o Curta Canoa, encerrado ontem em Canoa Quebrada, no litoral deste município. "Calango Lengo" levou ontem à noite o troféu de melhor filme, e "Nello´s" foi o documentário vencedor na categoria vídeo. Com algumas vitórias cearenses, São Paulo e Rio de Janeiro foram os principais vencedores. E no Festival do Minuto, houve premiação especial para o melhor vídeo com temática ambiental.

"Calango Lengo: morte e vida sem ver água", é uma animação do paulista Fernando Miller. A história se passa em pleno sertão seco, onde um desesperado calango luta pela sobrevivência, mas nessa busca tem que fugir até da "Dona Morte", que de tão faminta e para não morrer também, incorre numa engraçada perseguição ao calango, que lembra Tom e Jerry. O curta-metragem com duração de 10 minutos foi escolhido melhor filme e também melhor roteiro, escrito pelo diretor Fernando Miller.

O júri foi formado por Márcia Paraíso, roteirista e documentarista; o diretor e animador gráfico Márcio Ramos; diretor Roberval Duarte; ator e diretor Ricardo Machado; roteirista e diretor Estevan Silvera.

Ainda nos filmes, nas categorias melhor direção, foi escolhido o cearense Armando Praça, pelo curta "Mulher Biônica", de onde também sai o prêmio de melhor atriz, para Ceronha Pontes - premiada no Cine Ceará 2009. O melhor ator foi Rodrigo da Costa, protagonista do curta "A distração de Ivan", do Rio de Janeiro. Já a melhor fotografia é de Roberto Santos Filho, em "A vida é curta", de Pernambuco, também premiado com a melhor direção de arte, com Marcondes Lima. Trilha sonora original garantiu prêmio para Guga Bernardo, no filme "A Casa da Praia" (SP). De gênero suspense, o filme foi um dos mais aplaudidos pela platéia em toda a mostra, mas nem por isso um dos mais cotados pela crítica.

A comissão julgadora deu o prêmio de melhor montagem para Dedeco Macedo, da produção baiana "Doido Lélé", que bem poderia ter levado o de melhor trilha sonora para o baiano Gerônimo Santana, que criou a canção que dá nome ao filme, protagonizado por Vinícius Nascimento, que interpretou um menino que sonhava em fazer sucesso como cantor de rádio. A melhor trilha título ficou para "A casa da praia"

A surpresa desta edição do Curta Canoa fica mais pelos trabalhos escolhidos do que por seus gêneros. Como em três das outras quatro edições, uma animação fez-se melhor - com exceção de 2006, vencedor na categoria vídeo, as animações levaram o troféu Lua e Estrela de melhor filme em quase todas as edições. Uma das sugestões para o próximo ano, já pensada pelo diretor do Festival, Adriano Lima, é a criação da categoria animação, pelo sucesso desse gênero nas seleções para exibição e mesmo nas premiações da mostra.

Um documentarista vai a um restaurante, mas apesar de exibir os dotes culinários do seu dono, detêm-se à paixão pelo cinema de um ator na Itália antes da Segunda Guerra Mundial, garçom de restaurante em Nova York por quase 30 anos e, nas três últimas décadas, morando no Brasil. Paixão e vida de Nello de Rossi foi contada no documentário do paulista André Ristum, ainda vencedor do prêmio de melhor direção. O mesmo "doc" deu a Patrick de Jongh o troféu de melhor trilha sonora original.

O vencedor de melhor roteiro foi André Weller, com "No tempo de Miltinho", uma prospecção no universo musical do cantor de samba desde os anos 40, e um exímio músico. O curta cearense "O sacrifício do jegue" ficou com a melhor fotografia, por Xuxu. A produção animada "Josué e o Pé de Macaxeira" deu a Diogo Viegas o prêmio de melhor direção de arte. O melhor ator foi Vinícius Zucatelli, da ficção "Enfim Dois", e a melhor atriz, Renata Castro, do vídeo "Quintas Intenções"(RJ).

CONCORRENTES

351 trabalhos foram inscritos no festival Curta Canoa. Desse total, 18 vídeos e 13 filmes foram selecionados para exibição durante o último feriadão

Mais informações
Festival Curta Canoa
Praia de Canoa Quebrada, Aracati
Adriano Lima
(85) 9181.4551/ 9635.3880


MELQUÍADES JÚNIOR
COLABORADOR