Festa das Almas será realizada só na segunda-feira
Devido às eleições, a festa de três dias será comemorada em apenas um, lembrando e referenciando os mortos
Fortaleza. Devido às eleições 2010, este ano a tradicional Festa das Almas será realizada somente no dia 1º de novembro. Em anos anteriores, a festa - que mistura o sagrado e o profano - aconteceu durante os três dias que antecedem o Dia de Finados. Mesmo com período reduzido em uma noite, a organização do evento promete reunir cerca de 50 mil visitantes, entre moradores da cidade e de municípios vizinhos.
O público que visita Ocara neste período vem por motivos distintos. Há aqueles que vêm visitar os familiares que já partiram deste plano. E outros que preferem se reunir com os amigos e familiares vivos, na programação musical oferecida na cidade durante a noite, na VI Mostra da Cultura Popular de Ocara- a tradicional Festa das Almas - ano 2010.
A programação cultural promoverá shows de forró, na Praça de Eventos, apresentações de tradições culturais nordestinas e as homenagens aos mortos por ocasião do Dia de Finados.
As homenagens iniciam às 18 horas, no Cemitério Público Pai Dodó. E ao mesmo tempo, na praça pública, os visitantes conferem as apresentações culturais, feira do artesanato e comidas típicas. O restante da noite ficará no comando das bandas Aviões do Forró, Solteirões, Casadões do Forró e, também, o Forró Cearense.
A Festa das Almas é considerada singular, por reunir a tradição da cultura popular e o novo som do forró eletrônico, a reza e a dança, o silêncio no cemitério e o barulho dos sons na praça.
O evento já faz parte do calendário cultural do Ceará e vem tentando fortalecer o lado religioso. Por isso, gestores públicos e religiosos preparam uma programação diversificada para os visitantes.
Surgimento
O surgimento da festa coincide com a fundação da cidade e, por este motivo, promove a preservação da identidade dos cidadãos de Ocara. A história inicia em meados da década de 1920. Segundo historiadores, os irmãos Dodó, moradores do antigo distrito de Jurema, realizavam, na época, festas dançantes e leilões para a comunidade, com o objetivo de custear a construção do cemitério. A construção findou e a festa continuou, nascendo assim, a Festa das Almas. Ao longo do tempo, ela foi agregando outras manifestações - culturais e musicais.
Hoje, a preferência da maioria é pela animação e, de muitos, pela bebedeira, mesmo com a tentativa de fortalecer o lado religioso da festa. O Terço das Almas, realizado no início da noite que antecede o dia 2, foi uma das estratégias adotadas.
As visitas aos entes queridos será iniciada na manhã de segunda-feira e prosseguirá por toda a madrugada e pela terça-feira, com a oferta de rosas e velas por familiares. Os visitantes, vindos de Aracoiaba, Guaiúba, Cascavel, Ibaretama, entre outros, se deslocam também, a partir da segunda-feira. Muitos alugam ônibus e até caminhões pau-de-arara para ir à festa.
A festa realizada naquele município assemelha-se a realizada pelos mexicanos, que conciliam homenagens aos mortos com festas e alegria.
Semelhança
O Dia dos Mortos, como é conhecido o Finados no México, é uma celebração de origem indígena de honra aos defuntos, também no dia 2 de novembro. A festa mexicana inicia no dia anterior e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Quando os espanhóis chegaram à América, no século XVI, se espantaram com a prática indígena, e no intento de converter os nativos, fizeram as festividades - indígenas e católicas - coincidirem.
Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto aos mortos. Os rituais eram realizados por estes povos pelo menos há 3 mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.
A festa, que tempos depois tornou-se o Dia dos Mortos, era comemorada no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e perdurava um mês. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte". Atualmente está relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada, e dedicadas às crianças e parentes falecidos.
As festividades do Dia dos Mortos, no México, são das mais animadas do país. Eles consideram que neste dia os mortos vêm visitar seus parentes. E por esta razão, é um dia farto: comida, bolos, festa, música e doces preferidos são oferecidos aos familiares que já se foram. Os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
Em Ocara, devido às eleições para o segundo turno, não serão celebrados os três dias de festa, somente um. A Festa conta com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil e Caixa Econômica Federal. A organização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Igreja.
Visitantes
50 mil visitantes são esperados na Festa das Almas, em Ocara, no próximo dia 1º de novembro, e participaram de procissão, terço dos mortos, visitação ao cemitérios e shows culturais
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Juventude
http://www.ocara.ce.gov.br
(85) 3322.1330
EMANUELLE LOBO
REPÓRTER
VENERAÇÃO AOS MORTOS
Famílias preparam jazigos e túmulos para Finados
Cemitérios nos Municípios do interior passam por reformas e limpezas em preparação ao Dia de Finados
Iguatu. Ontem, pela manhã, operários fizeram pintura, capinação e limpeza dos dois cemitérios locais. Dezenas de familiares também se dedicaram ao serviço de lavagem dos jazigos, pintura, limpeza e renovação de flores. São os preparativos para a tradicional visita aos túmulos no Dia de Finados, que transcorre na próxima terça-feira. A tradição cristã recomenda a veneração aos mortos.
O serviço de limpeza dos túmulos ocorre todos os anos, nos dias que antecedem Finados. "O movimento vai aumentar neste fim de semana", prevê Carlos Palácio, encarregado do Cemitério Parque da Saudade, neste Município. A dona de casa Jocileide Ferreira, ontem, pela manhã, com ajuda de parentes fez a limpeza do jazigo da família. Um gesto que foi repetido por dezenas de moradores nos últimos dias. "A gente sente grande saudade, quer zelar pelo túmulo para não ficar abandonado".
A Diocese de Iguatu definiu o horário de celebrações de missas. Nas quatro igrejas da cidade segue o horário de rotina dominical. Haverá também celebrações pela manhã e a tarde nas capelas dos dois cemitérios.
Zona Norte
Em Sobral, na região Norte do Estado, são cinco cemitérios, somente na sede. Dois particulares, um administrado pela Diocese e os demais sob a responsabilidade da Prefeitura local. Há outros 22 pequenos campos localizados nos distritos.
O Cemitério São José, que fica bem no Centro da cidade, recebeu melhorias de infraestrutura na parte externa com construção de calçadão e estacionamento. Os serviços de limpeza, desmatamento e pintura em todos eles também estão sendo executado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SPLAN), além de recuperação e melhorias na parte de iluminação.
Seguindo exemplo do anos anteriores, uma equipe da Prefeitura estará disponível para prestar informações aos visitantes, auxiliando na localização de jazigos de todas as pessoas ali sepultadas, conforme informado pela administração.
Sertões de Crateús
Os dois cemitérios de Crateús, São Miguel e Santa Rita, já estão prontos para receber a população no Dia de Finados. O São Miguel, no bairro São José, somente permitiu serviços de reforma nos túmulos pelos familiares até o dia 20 de outubro. "Essa norma foi colocada para que não ocorram acúmulos de restos de construção no local no dia das visitas. É para ficar tudo organizado com antecedência", diz José Wilson Melo, secretário da Associação Filantrópica do Cemitério São Miguel, que administra o campo santo desde 2003, quando foi fundada. Inclusive, o trabalho desenvolvido pela Associação ao longo destes sete anos transformou o Cemitério, que atualmente é exemplo de organização, limpeza e segurança. Haverá missa no local às 7h.
No Cemitério Santa Rita, no bairro Venâncios, estão sendo realizados serviços de limpeza e reforma. Em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Associação do Cemitério vem trabalhando para receber bem as pessoas. No local acontecerá missa campal às 7h, com infraestrutura para o evento.
Enquete
Preparativos
"Até domingo, o cemitério estará pintado e limpo para receber as visitas dos familiares no Dia de Finados aqui em Iguatu"
Marcos Palácio
Encarregado cemitério
"Desde quando meu marido morreu, faço a limpeza do túmulo da família. Assim expresso sentimento de amor e saudade"
Jocicleide Ferreira
Dona de casa
HONÓRIO BARBOSA / SILVÂNIA CLAUDINO/ WILSON GOMES
REPÓRTERES/ COLABORADOR