Emoção marca últimas homenagens
Morrinhos acordou cedo para as últimas homenagens ao prefeito Airton Júnior e o seu secretário, Carlos Aurélio
Morrinhos. Localizada a 210 quilômetros de Fortaleza, a cidade amanheceu de luto. As primeiras orações de ontem, em homenagem ao prefeito Airton Júnior, 37 anos, e o secretário de Finanças, Carlos Aurélio, 42, vítimas de acidente automobilítico, foram feitas às 6 horas da manhã, no patamar da Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria. A missa campal, de corpo presente, concelebrada pelos padres Manoel Valderi Rocha (tio do prefeito), Jacó Sedata e José Alves Saraiva, reuniu familiares, amigos, lideranças políticas da região e populares. A emoção tomou conta de todos. O comércio e repartições públicas não funcionaram ontem.
Após a cerimônia, que contou com as presenças dos prefeitos Robério Monteiro (Itarema) e Edvaldo Assis de Jesus (Amontada), os moradores seguiram em cortejo até o cemitério local, onde o corpo de Carlos Aurélio foi sepultado. O último adeus da população ao prefeito Airton Júnior aconteceu defronte ao cemitério, na BR-020, onde a emoção e as lágrimas não foram poupadas pela multidão que acenava para a urna funerária que conduziu o prefeito a Fortaleza, onde foi sepultado.
“Os últimos momentos do Airton Júnior foram de alegria, de felicidade”, expressou a primeira-dama, Jaqueline Castelo Branco, abalada com a tragédia. No sábado, 6, por volta das 10 horas, o prefeito participou da solenidade de posse do novo presidente da Câmara Municipal. Também esteve com o vice-prefeito, Toinho Magalhães, visitando correligionários no distrito de Sítio Alegre, onde recebeu abraços e homenagens dos moradores. Ele ainda comemorava a conquista do Selo Unicef, título que almejava desde os primeiros dias de sua administração. O acidente automobilístico que lhe tirou a vida aconteceu na noite desse mesmo dia.
Filho do ex-prefeito Airton Bruno e de Albirene, Júnior era casado com Jaqueline Castelo Branco Bruno e pai de Bruna, 14 anos, Gabriela, 12 e Airton Neto, 9. Estreou na política em 2000, como candidato a prefeito. Reeleito para o mandato de 2005-2008, ele era considerado um dos prefeitos mais jovens do Ceará. À frente da gestão, conseguiu vários prêmios: Ceará Vida Melhor, Erradicação do Analfabetismo e Selo Unicef - Município Aprovado 2006 foram alguns deles.
Carlos Aurélio Carneiro, funcionário da Prefeitura desde de 1998, era casado há 21 anos, com Ana Liduína Adriano, com quem teve quatro filhos: Marcos Aurélio, 21 anos, Everton Adriano, 19, Débora Daiana, 18, e Carlos Anderson, 17. Estudante do quarto semestre de Contabilidade da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Aurélio deixou, ainda, a netinha, Evely Carneiro, de 10 meses.
Antônio Amilto Magalhães, PSDB, 40 anos, então vice-prefeito de Morrinhos, deverá tomar posse hoje, na titularidade do Executivo Municipal, durante solenidade no plenário da Câmara de Vereadores. Ele estreou na política em 1996. Natural do distrito de Sítio Alegre, onde reside, é casado com Maria Risoneide Rocha Magalhães e pai de Yohana Elza, 15 anos, Yorgana Júlia, 11 e Antônio Amilton, 5. Produtor rural, ele é conhecido pela população como Toinho Magalhães. Vereadores e secretários municipais também participaram das homenagens ontem.
Manoel Lima
Colaborador
ENQUETE
Político comprometido com a população
Edvaldo de Jesus - Prefeito de Amontada
´Ele era um político jovem, atencioso, dedicado e comprometido com a população e o progresso de Morrinhos´.
Maria Lúcia Araújo - Funcionária pública
´Era considerado o pai dos pobres, trabalhador, humilde e um excelente pai, além de amigo de todos´.
Toinho Magalhães - Vice-prefeito de Morrinhos
´Ele era um prefeito dedicado a sua terra, amigo dos oprimidos, bom pai e grande defensor de Morrinhos´.
Edilson Teixeira - Líder político do Baixo Acaraú
´Ele expressava um carisma muito especial às pessoas de sua terra. Político de caráter, responsável e competente´.