Duas cidades cearenses já aplicaram todas as vacinas contra a Covid

Velocidade da aplicação do imunizante contra coronavírus é considerada por especialistas fundamental para êxito no combate à pandemia. Porém, algumas cidades avançam lentamente: quatro têm menos de 15% de doses aplicadas

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br

A velocidade com que as secretarias de saúde dos municípios aplicam a vacinação contra a Covid-19 é fundamental no combate à pandemia. No Ceará, até ontem (29) já haviam sido imunizadas quase 82 mil pessoas.

Este número, no entanto, quando observado sob lupa, revela realidades distintas. Se por um lado alguns municípios avançam rapidamente no processo, como são os casos de Iracema e Cruz - os dois únicos do Estado a já terem aplicado todas as doses somados os lotes da CoronaVac e AstraZeneca -, por outro, muitos ainda caminham a passos lentos.

Leia mais

Veja também

Quatro cidades, conforme dados do "vacinômetro" da Secretaria da Saúde do Estado, aplicaram menos de 15% das doses. A infectologista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Mônica Façanha exprime preocupação com aqueles municípios cujo percentual de imunização é baixo, sobretudo "em se tratando de grandes cidades". Maracanaú e Caucaia, ambas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), se enquadram no perfil apontado pela especialista.

"Quanto maior for a população, maior a necessidade de se vacinar rápido e com maior cobertura para que se evite a aceleração do contágio", detalha Façanha.

Em Caucaia, das 12.472 doses recebidas, somente 1.858 foram aplicadas, representando índice de 14,9%. A assessoria do Município, no entanto, contesta os números. "Estão desatualizados", informou. Segundo dados de Caucaia, "até ontem já tinham sido vacinadas 3.869 pessoas e recebemos 8.884 doses, o que representa índice de 43%".

Ainda conforme a assessoria, "a equipe de vacinação foi reforçada e os números devem crescer bastante nos próximos dias. Inclusive, teremos mutirão de vacinação neste fim de semana para os profissionais da saúde".

Em Maracanaú, o cenário é semelhante. Segundo a Sesa, foram aplicadas 1.064 de 7.616 recebidas, totalizando 13,97%. A Prefeitura também contesta. "Fechamos o dia (sexta-feira) com 1.151 doses aplicadas. Estamos tendo um rigoroso controle e, na próxima semana, vamos intensificar a aplicação", justificou. A Assessoria disse ainda que recebeu 6.536 doses e não as 7.616 informadas pela Sesa.

Importância

Oposto aos municípios que ainda não igualaram nem a média geral do Estado, que é de 36% das doses aplicadas, estão cidades que já aplicaram todas as doses e as que se aproximam de sua totalidade. Moraújo já aplicou 144 doses, representando 97,96% do total. Itaiçaba vem logo atrás, com 94,97% das doses aplicadas e, Baturité, com 581 de 618 recebidas, se juntam a Iracema e Cruz e fecham o top 5.

Mônica lembra que, ainda que a população de determinada cidade seja menos expressiva, o avanço do processo é igualmente importante. "O contágio tende a ser menor por ter menos gente circulando, mas em se tratando de uma pandemia, é imprescindível vacinar quantos mais for possível, isso impacta na redução da curva de transmissão".

Efeitos

A especialista pondera que a vacina não vai instantaneamente mitigar o contágio, mas terá impacto substancial nos casos graves. "Vai diminuir e, muito, o uso de leitos. Desafogar os hospitais é fundamental para atender outras enfermidades. Não podemos esquecer que o primeiro semestre do ano é marcado por aumento de várias doenças relacionadas à chuva, como a dengue".

Assuntos Relacionados