Casa de Saberes Cego Aderaldo é inaugurada no Sertão Central
A Casa abriga salas expositivas, espaços formativos, biblioteca, auditório e espaço gastronômico
Quixadá. Uma roda de conversa com o titular da Secretaria de Cultura (Secult), Fabiano dos Santos Piúba. Cantoria de viola com Guilherme Calixto e Ari Teixeira. Corte da faixa com o governador Camilo Santana. Apresentação do reisado de caretas Boi Coração e homenagens a personalidades da cultura regional, dentre eles o Mestre da Cultura Joaquim Roseno, o pesquisador e escritor João Eudes Costa e João Soares de Freitas. Nessa ordem, a Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, foi inaugurada, no fim da tarde do último sábado.
Na abertura oficial da nova Casa de Cultura, tanto o secretário Fabiano Piúba quanto o governador Camilo Santana ressaltaram a importância de Cego Aderaldo, considerado, juntamente com Patativa do Assaré, símbolo da cultura popular cearense. Além do nome à Casa de Saberes, Aderaldo Ferreira de Araújo, nascido no Crato, em 24 de junho de 1878, recebeu uma homenagem com uma exposição fotográfica especial no equipamento gerenciado pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio de contrato de Gestão firmado com a Secult.
A Casa de Saberes, localizada diante da Praça José de Barros, no Centro, abriga salas expositivas, espaços administrativos e formativos, biblioteca, auditório, espaços de convivência, multiuso e espaço gastronômico. A programação cultural, realizada mensalmente, teve início no mês passado, com exposições, oficinas e cursos. A Casa sedia também formações, festivais e seminários focados na cultura regional. Nela funciona, ainda, o escritório regional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
Conforme a coordenadora da Casa de Saberes, Paula Geórgia Fernandes, nesta segunda-feira (11), haverá formação sobre gestão do patrimônio, para gestores e agentes culturais e, de 12 a 14, será realizada a Semana dos Mestres da Cultura no Sertão Central, acompanhada de um curso de xilogravura e após um encontro de violeiros. Na semana seguinte, no dia (22), será exibido o documentário e lançado o livro de Rosemberg Cariry sobre Cego Aderaldo, seguido de bate-papo com o autor.
Construída coletivamente, dialogando com os diversos agentes, segmentos, setores, instituições da região do Sertão Central, a Casa de Saberes Cego Aderaldo possibilitará fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais dos diversos territórios culturais. O espaço possibilita a experimentação do público no processo de produção do conhecimento em arte, cultura e tradição, por meio das múltiplas linguagens, acrescentou o titular da Secult.
Mais dois
Agora, o Ceará conta oficialmente com dois equipamentos culturais do Estado. O outro, a Vila da Música, funciona no Crato, na região do Cariri. Segundo Fabiano Piúba a meta da Secult é instalar mais dois centros culturais no Interior, um deles em Sobral, na Zona Norte e o outro no Vale do Jaguaribe, onde Morada Nova, Limoeiro do Norte e Jaguaribe disputam. A ação faz parte do plano de interiorização da Cultura no Ceará.
Incentivo

"A cultura é a identidade viva dos costumes e da história do povo. Esta Casa vai abrigar esses tesouros do Sertão Central"
Fabiano Piúba
Secretário de Cultura do Ceará

"Começamos e entender a importância da tradição do povo do meu quilombo. Ter uma Casa para nos abrigar é gratificante"
Joaquim Roseno
Mestre da Cultura de Quixadá