Canto valoriza espécies

Escrito por Redação ,
Algumas aves, segundo o biólogo Ricardo Fonseca, possuem notas, sons musicais, que só podem ser atingidas por alguns violinos, como é o caso do Curió Orizoborus angolensis, que possui diversos cantos cadastrados. Os mais apreciados são o canto Praia, em São Paulo; o Paracambí, no Rio de Janeiro; o Timbira no Maranhão; e no Ceará, o Viviteteu e suas variações. Pertencente ao mesmo gênero, encontramos o Orizoborus maximilliani, popularmente conhecido como Bicudo, que possui classificação de cantos: o Flauta ou o Mogiano. No caso da sabiá Laranjeira e da sabiá da Mata, Turdus rufiventris e Turdus Fumigatos respectivamente, os cantos clássicos mais apreciados são o Piedade Sinhô e o Trinta e Oito, geralmente nas usados na sonoplastia de novelas que envolvem fazendas ou residências arborizadas.

Os canários da terra, Sicalis flaveola, são utilizados geralmente para combate. Ricardo ressalta, porém, que não pratica esse tipo de esporte em virtude da proibição legal, porém nunca ouvi falar que nenhum canário estivesse morrido em combate, o que geralmente ocorre com os galos. Possuem dois cantos clássicos, o metralha e o carretilha, geralmente utilizados em torneios de canto, principalmente em MG, RJ e SP.

Devido a esta atividade de utilizar as aves para combate, seus preços chegam a cifras altas e suas qualidades genéticas, adquiridas através de cruzamentos, são impressionantes: resistência, força, canto e etc. Qualidades aprimoradas com as experiências de décadas de criação e observação.

O Trinca-Ferro, Saltator similis, segundo Ricardo Fonseca, merece um destaque especial, pois possui uma das mais lindas sequências de notas, chegando a dar mais de 200 repetições de cantos em apenas 15 minutos, alguns chegam a valer mais que quatro carros zero KM, pois como reprodutores, como é o caso do trinca Zandonaide, transferem suas qualidades aos filhotes que chegam a custar mais que R$ 1.000,00 cada exemplar.

Possui o canto super clássico Tio, tio, tio, tio, boi. Cuja última nota boi é a mais apreciada pelos criadores, existem ainda os cantos clássicos: Bom Dia Seu Chico Boi e Bom Dia Seu Tio João Boi. Os Trincas que não sabem assobiar a nota boi diz-se que possuem canto liso. Geralmente seus defeitos ocorrem na primeira e última notas.