Bairro Altiplano começa a ser pavimentado, em Iguatu
Iguatu. Uma reivindicação dos moradores do bairro Altiplano, na periferia desta cidade, na região Centro-Sul do Ceará, que já durava uma década, começou a ser atendida nesta semana pela secretaria de Infraestrutura do Município: a pavimentação de ruas. Operários já trabalham no serviço, que deve ser concluído em dezembro próximo.
Os moradores acompanham com alegria e expectativa o trabalho dos operários e das máquinas que fazem o nivelamento das ruas. "No início, a gente ficou temendo que o serviço demorasse a começar, mas, de fato, está bem avançado", disse o comerciário Pedro Rodrigues. "Há vários anos que a gente sofre com a lama no tempo de chuva e com os buracos".
A dona de casa Francisca Oliveira relembra que, quando chove, as ruas ficam cheias de água empoçada, lama e muitos buracos. "Essa é uma obra importante, esperada por todos nós", frisou. "Muitas pessoas investiram em construção de suas casas, mas enfrentavam muitos transtornos, dificuldades no período chuvoso". O bairro Altiplano é uma área em expansão, que já conta com centenas de casas edificadas e outras em construção. O terreno apresenta declive e, com as ruas de terra, havia muita erosão, provocada pela chuva. No verão, era a poeira que incomodava as famílias que moram no bairro.
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, assinou, no fim do mês passado, a ordem de serviço para pavimentação de todas as ruas do bairro Altiplano. O projeto prevê aplicação de piso em pedra tosca, com rejunte em argamassa de cimento e drenagem de meio-fio com sarjeta de concreto. Para a realização da obra, a Prefeitura está investindo um montante de R$ 2,6 milhões.
"Há mais de quatro anos que a Prefeitura tenta obter empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para realizar obras de infraestrutura, pavimentação e qualificação urbana em área central da cidade. Questões burocráticas atrasam a liberação da verba. Já apresentamos documentos, cumprimos com as exigências e houve várias reuniões com dirigentes da Caixa, mas, infelizmente, os recursos ainda não foram liberados", frisou Alcântara. O gestor municipal disse que, em decorrência da demora na liberação de recursos do empréstimo na Caixa, a administração decidiu iniciar com recursos próprios a obra de pavimentação das ruas do bairro Altiplano.
O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Iguatu, Tadeu Rolim, disse que a obra, além de benefício direto para os moradores, vai contribuir para movimentar a economia local. "Gera emprego e renda para os trabalhadores e aquece o setor da construção", observou.
O vice-presidente da Associação de Construtores de Iguatu, Elenildo Lopes, destacou o atendimento à reivindicação dos moradores. "Essa é uma área que passa por ampla expansão, com a construção de dezenas de casas em andamento", afirmou. "Daí a importância de obra de infraestrutura".
Mais informações:
Prefeitura de Iguatu
Secretaria de Infraestrutura
Fone: (88) 3566- 7918
Honório Barbosa
Colaborador