Legislativo Judiciário Executivo

Vitor Valim é atacado por ex-aliado na AL-CE, após elogios da base de Camilo Santana

Parlamentares discutiram a aproximação do prefeito Vitor Valim (Pros), de Caucaia, com o grupo governista do Estado

Escrito por Felipe Azevedo ,
deputado delegado cavalcante
Legenda: Deputado Delegado Cavalcante fez ataques ao prefeito de Caucaia durante sessão na AL-CE
Foto: José Leomar/AL-CE

A recente aproximação do prefeito de Caucaia Vitor Valim (Pros) com o grupo governista no Ceará gerou embates entre deputados na sessão desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa (AL).  

Eleito na oposição ao governador Camilo Santana (PT), Valim foi chamado de “traíra” e “vendido” pelo ex-aliado, deputado Delegado Cavalcante (PTB), após elogios de parlamentares da base do governo.  

Veja também

Valim foi eleito no segundo maior colégio eleitoral do Ceará, em uma coligação de oposição ao governo estadual, membro do principal partido de oposição, liderado pelo deputado federal Capitão Wagner (Pros).

Embate

A discussão iniciou quando o deputado Salmito Filho (PDT), que é próximo ao prefeito, usou a tribuna para fazer elogios a Valim, destacando, por exemplo, o andamento de um projeto que será feito em parceria com o Governo do Estado para construção de espigões, que impedirão o avanço do mar na faixa litorânea.  

No fim de outubro, o governador Camilo e o senador Cid Gomes (PDT) estiveram em Caucaia e dividiram o palanque com o Chefe do Executivo. O prefeito recebeu elogios de ambos.  

Ao rebater a fala do deputado Salmito, Delegado Cavalcante chamou o prefeito Valim de “traíra”, por ter se aproximado do grupo. “Ele se entregou de corpo e alma ao grupo dos Ferreira Gomes”. O parlamentar ainda acusou o ex-colega de ter feito negociatas.  

Também usando a tribuna, o deputado Tin Gomes (PDT) também saiu em defesa do prefeito de Caucaia, ao se dirigir a Delegado Cavalcante. 

"Se o senhor faz política com o fígado, com ódio, e acha que um candidato foi eleito sem o apoio do governador, ele não deve se socorrer ao governador para o bem-estar da população, o senhor jamais será gestor", disse o pedetista.

Aproximação com o governo 

Apesar da aproximação de Valim com o grupo governista, não há, por hora, a definição de que o prefeito deixou o grupo de oposição.

Recentemente, o prefeito Valim esteve no Palácio Abolição tratando do tema da Segurança Púbilca com o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, e os comandantes das polícias Civil e Militar. 

Nas redes sociais, comemorou a garantia de 190 novos homens das forças estaduais para atuação em Caucaia.

A assessoria de comunicação de Valim foi acionada sobre os ataques na Assembleia Legislativa, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.