Legislativo Judiciário Executivo

Manuel Pinheiro relembra motim de PMs e defende segurança cibernética em nova gestão no MPCE

Procurador-geral de Justiça do Ceará foi reconduzido ao cargo após ter ficado em primeiro lugar na lista tríplice do MPCE

Escrito por Felipe Azevedo , felipe.azevedo@svm.com.br
Manoel Pinheiro
Legenda: Procurador-geral foi reconduzido ao cargo para o biênio 2022-2023
Foto: ASCOM/MPCE

O procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, relembrou a atuação no motim da Polícia Militar e ressaltou investimento em segurança cibernética ao ser reconduzido ao cargo nesta quarta-feira (5).

Ele foi escolhido pelo governador Camilo Santana (PT) em dezembro do ano passado, após ficar em primeiro lugar na lista tríplice do Ministério Público do Ceará (MPCE).

Veja também

O discurso do procurador-geral foi de agradecimento ao chefe do Executivo Estadual. Ele também mencionou desafios da nova gestão, como o enfrentamento da pandemia e investimentos em segurança para evitar ataques de hackers ao sistema.

Em balanço dos dois primeiros anos de gestão, o procurador afirmou que o motim "fez crescer a insegurança, na hora que os amotinados colocaram em risco o livre funcionamento das instituições". Destacou ainda que "o MP atuou ajudando a construir uma solução dialogada para o impasse, construido inúmeras reuniões".

Desafios

Ao avaliar os futuros desafios à frente do MP no biênio 2022-2023, Emanuel Pinheiro elencou pontos que, a partir da recondução, serão prioritários em sua nova gestão. Entre eles, está a conclusão das sedes da promotoria em Quixadá, Tauá, Sobral e Fortaleza. 

"Além disso, temos que ampliar a oferta de recursos tcnológicos, como uso de inteligência para auxiliar nas tarefas simples, investir em segurança cibernética para proteger do ataque de hackers", destacou ainda. 

O govenador Camilo Santana parabenizou a atuação do procurador à frente do órgão, mencionando as ações de auxílio no combate ao crime organizado.

"O MP tem a missão de garantir os direitos, o desafio de reduzir as desigualdades sociais; o MP forte é uma sociedade forte", completou o governador. 

Emanuel Pinheiro foi reeleito procurador-geral obtendo mais de 70% dos votos dos membros que participaram da eleição do dia 3 de dezembro de 2021.

Para cumprir os ditames legais, a escolha do chefe do MPCE é feita em duas fases. A primeira é a preferência dos cerca de 405 profissionais da instituição.

Após o resultado da vontade de promotores e procuradores, uma lista tríplice, com os três mais votados, é encaminhada ao governador Camilo Santana, que faz a escolha. 

Histórico

Manuel Pinheiro tomou posse como promotor de Justiça em 1996. Foi presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) entre 2009 e 2011; diretor, em dois mandatos (2004/2005 e 2012/2013), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP); vice-presidente por dois mandatos (2013/2016 e 2016/2019) da International Association of Prosecutors (IAP); assessor internacional do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) entre 2015 e 2016; diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) de 2016 a 2018; e coordenador do Projeto Tempo de Justiça, entre 2017 e 2019. Foi eleito para o primeiro mandato de procurador-geral de Justiça em dezembro de 2019, após conquistar 71% dos votos.

 

Assuntos Relacionados