Quem ganhou a eleição para senador da Paraíba em 2022?
Eleitores escolhem um senador neste ano
Os eleitores da Paraíba elegeram, neste domingo (2), Efraim Filho (União Brasil) como senador pelos próximos oito anos. Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Daniella Ribeiro (PSD) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
Veja também
As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília) e a contagem indicou que o candidato levou 30,82% dos votos válidos. O segundo mais votado foi Pollyanna (PSB), com 22,84%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quem é Efraim Filho?
Nascido em João Pessoa, Paraíba, Efraim de Araújo Morais Filho, de 43 anos, é advogado e cumpre o segundo mandato de deputado federal pelo Estado.
Em 2014, foi membro da CPI da Petrobras. No ano seguinte, presidiu a CPI dos Fundos de Pensão. Em março deste ano, filiou-se ao União Brasil, pelo qual se candidatou ao Senado.
Na Paraíba, concorreram ao Senado Federal os seguintes candidatos:
- Alexandre Soares (Psol)
- Andre Ribeiro (PDT)
- Bruno Roberto (PL)
- Efraim Filho (União Brasil)
- Manoel Messias (PCO)
- Pollyanna (PSB)
- Ricardo Coutinho (PT)
- Sergio Queiroz (PRTB)
Eleitores escolhem um senador em 2022
Nesta eleição, os cidadãos elegem somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.
Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos). Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.
No Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. Na Paraíba, segundo os números do TSE, são 3.091.684 eleitores.