Legislativo Judiciário Executivo

Deputados Pastor Alcides e De Assis batem-boca durante sessão da Alece nesta quarta (27)

Por intervenção do presidente da Casa, sessão legislativa foi suspensa por 15 minutos e transmissão foi suspensa

Escrito por Bruno Leite , bruno.leite@svm.com.br
Pastor Alcides na Alece
Legenda: Conflito começou depois que Alcides se sentiu ofendido por fala de colega.
Foto: Reprodução / TV Assembleia

Um bate-boca entre dois parlamentares interrompeu a sessão legislativa que acontecia durante a manhã desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que foi suspensa por ordem do presidente da Casa, o deputado Evandro Leitão (PT). O episódio envolveu o Pastor Alcides (PL) e De Assis Diniz (PT).

O atrito iniciou quando o Alcides rebateu uma fala de De Assis, proferida minutos antes na tribuna, quando argumentou sobre a relevância de aprovar a doação da área do Acquario à União. O discurso, que foi alvo de insatisfação, rebatia críticas endereçadas ao Ministério da Educação (MEC) e ironizava a posição de determinados grupos religiosos protestantes e más condutas praticadas por eles. 

Veja também

“Alguns pastores ficam até envergonhados disso. Aliás, existe pastor e pastor... Tem quem prega a palavra de Deus e quem fala na língua de Satanás. Têm uns que usavam bíblia com barra de ouro dentro do MEC”, argumentou. 

Ofendido, o liberal afirmou que o colega de plenário o cita indiretamente por diversas vezes e, portanto, deveria se manifestar. "Às vezes, como somos citados pelo nome, temos o direito de falar. O líder do PT, por reiteradas vezes, diz que 'o pastor do grupo G10'... e pelo que sabemos, o pastor sou eu. Mas, quando fui diplomado, repassei o trabalho para outros pastores, porque sabia do exercício da minha função agora como deputado", iniciou o membro do PL.

"Chegando aqui você não é delegado ou pastor, você é deputado. Então me trate como deputado, não vá atingir a igreja, nem a pastoral usando palavras de baixo calão, porque é muito feio e vergonhoso", continuou, se dirigindo a De Assis, acusando que o padrão de honestidade do político eram os envolvidos em atos de corrupção.

Em resposta, o líder do Partido dos Trabalhadores no Legislativo estadual apelou à presidência da sessão, que àquela altura da reunião estava sob a responsabilidade do deputado Danniel Oliveira (MDB). "Presidente, nós vamos manter o padrão de respeito nesta Casa. É inadmissível", interviu a liderança petista.

Com o acirramento da discussão, com gritos mútuos, Oliveira passou a presidência para Leitão, que decidiu pela suspensão da sessão por 15 minutos e pela interrupção da transmissão pela TV Assembleia.

Segundo Sargento Reginauro (União), a situação não passou dos ataques verbais: “O presidente Evandro acabou moderando. Depois que suspendeu a sessão, ele foi falar pessoalmente com ambos para poder apaziguar os ânimos”.

Os deputados Cláudio Pinho (PDT), Queiroz Filho (PDT), Dr. Aloísio (União), Lucinildo Frota (PDT) e Renato Roseno (PSOL), presentes no momento em que a discussão ocorreu, também foram procurados pela reportagem do Diário do Nordeste, que não obteve êxito no contato. O conteúdo será atualizado caso haja alguma devolutiva.

Assuntos Relacionados