Legislativo Judiciário Executivo

Como coletar biometria no e-título? Veja como cadastrar para o título de eleitor

O serviço torna o processo eleitoral mais seguro e evita que uma pessoa vote no lugar de outra

Escrito por Carol Melo , carolina.melo@svm.com.br
Máquina reconhecendo biometria de dedo durante eleições no Brasil
Legenda: TRE estima que população brasileira apta estará totalmente registrada no sistema até 2026
Foto: reprodução

Os eleitores que desejam votar no próximo pleito, previsto para ser realizado em outubro deste ano, têm até esta quarta-feira (4) para regularizar o título de eleitor. Informações como transferência e solicitação do documento são algumas das demandas que podem ser resolvidas até a data, diferente do cadastramento biométrico

O serviço torna o processo eleitoral mais seguro e evita que uma pessoa vote no lugar de outra, ao capturar as impressões digitais dos dedos das mãos, colher a assinatura e fotografar o cidadão. 

O cadastramento biométrico da população é realizado desde 2008 pela Justiça Eleitoral. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que todos os brasileiros aptos a votar devem estar registrados no sistema até 2026. Atualmente, o Ceará e outros 14 estados possuem 100% dos habitantes cadastrados.

Uma das vantagens ofertadas para o eleitor que já possui a biometria é poder usar o aplicativo e-Título (disponível para sistemas Android e iOscomo documento de identificação com foto no dia da eleição. Ou seja, dispensando a necessidade de apresentar a via impressa do título de eleitor ou de outro documento com foto, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Como coletar biometria no e-título?

Segundo informações do TSE, não é possível realizar o cadastramento biométrico através do e-Título. O processo somente é realizado através do comparecimento presencial do eleitor ao cartório eleitoral para o registro das impressões digitais no banco de dados da Justiça Eleitoral.

No entanto, a coleta de biométrica está suspensa no País desde 2020, devido à pandemia da Covid-19, e não tem previsão de quando deve retornar. 

Não fiz minha biometria: o que fazer? 

O TRE informou o que os eleitores que ainda não realizaram o cadastramento biométrico podem votar normalmente nas próximas eleições, que estão previstas para acontecer nos dias 2 e 30 de outubro — respectivamente primeiro e, se houver, segundo turno.

Durante a realização dos pleitos municipais, em 2020, no primeiro ano da pandemia causada pelo coronavírus, não houve identificação biométrica do eleitorado. Na época, a decisão seguiu as orientações do Plano de Segurança Sanitária, elaborado pelo Tribunal em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês.  

Para as eleições gerais deste ano, o uso da biometria — para quem havia feito o cadastro antes da suspensão — ainda é objeto de estudos pela Justiça Eleitoral.

"Depende da evolução da crise sanitária provocada pela doença no País. Não há, até o momento, nenhuma definição quanto ao protocolo sanitário a ser seguido durante as Eleições 2022", informou o TSE.

Como fazer cadastramento biométrico?

Antes de ser suspenso, no primeiro ano da pandemia, a coleta da biometria dos eleitores era realizada presencialmente nos cartórios eleitorais de cada estado. Na época, o cidadão era instruído a se dirigir a uma das unidades presente nos municípios em que residiam.

Os interessados em realizar o cadastramento biométricos deveriam levar os seguintes documentos

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Título de eleitor, se tiver;
  • CPF, se tiver;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar para primeiro alistamento de pessoas do sexo masculino, no ano em que completam 19 anos de idade (1º de janeiro a 31 de dezembro). Assim, está dispensada a quitação militar, por exemplo, dos eleitores do gênero masculino de 20 anos de idade ou mais.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste

Assuntos Relacionados