Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Após aprovação na Alece, Elmano de Freitas nomeia Onélia Santana para vaga de conselheira no TCE Ceará

Nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (16)

(Atualizado às 14:34)
Onélia Santana
Legenda: Nomeação de Onélia Santana para TCE Ceará foi publicada no Diário Oficial do Estado
Foto: Reprodução/Instagram Onélia Santana

O governador Elmano de Freitas (PT) nomeou Onélia Santana para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira (16). Agora, a indicação é encaminhada para o Tribunal, que será responsável por marcar a posse de Onélia Santana. Segundo apuração do PontoPoder, a solenidade de posse da nova conselheira deve ocorrer nesta quinta (19).

Veja também

O Diário Oficial do Estado desta segunda também trouxe a exoneração de Onélia da titularidade da Secretaria de Proteção Social do Ceará. O secretário-executivo da pasta, Sandro Camilo, ficará na posição de forma interina. 

Esposa do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), Onélia teve a indicação apresentada e votada de forma célere pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). O nome da agora ex-secretária de Proteção Social foi apresentado na última quarta-feira (11) no plenário da Casa, por meio de requerimento com assinatura de 40 dos 46 deputados estaduais. 

A sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ocorreu na quinta-feira (12) — apesar do prazo para convocação ser de até dez dias. A sessão foi realizada com acesso restrito à imprensa e sem transmissão simultânea nos canais oficiais da Alece. 

Aprovada na CCJ, a indicação de Onélia Santana foi votada no plenário da Alece na última sexta-feira (13), em sessão especial, quando foi aprovada por 36 votos favoráveis e cinco contrários. 

Biografia

Onélia Santana é graduada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri, além de ser psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus. Ela é doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP e possuiu MBA em Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). 

É formada ainda em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP). 

Ex-primeira-dama do Ceará, Onélia Santana ocupou cargos na gestão pública. Ela foi secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Juazeiro do Norte e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI). 

Durante o mandato do marido no Palácio da Abolição, Onélia Santana atuou no Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará.

Em abril de 2022, ela assumiu o comando da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará do Governo Izolda Cela (PSB).

Com o desmembramento da pasta pelo Governo Elmano de Freitas (PT), ela se tornou a titular da Secretaria de Proteção Social.

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados