Salete ficou satisfeita com o resultado final

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
A professora Salete Maria da Silva, que disputou o governo do Estado do Ceará nas eleições do dia 1º de outubro, na última segunda-feira, dia quatro, retomou suas atividades normais na Universidade Regional do Cariri (Urca). Entre os seis concorrentes ela ficou em último lugar com apenas 4.165 votos. Ao contrário do que muitas pessoas poderiam imaginar Salete considerou o resultado positivo e já se apresenta como candidata à prefeitura de Juazeiro do Norte, em 2008.

A professora que representou o Partido da Causa Operária (PCO) nas eleições deste ano, disse ao Diário do Nordeste que a sua avaliação da campanha é positiva, inclusive em relação a quantidade de votos obtidos porque vai dar para traçar um perfil do eleitor do PCO no Ceará.

Ela classifica os votos que recebeu como votos ideológicos, tendo em vista que Cid Gomes (PSB) foi candidato de uma esquerda que se descaracterizou e Renato Roseno (PSOL) mesmo se apresentando como candidato de oposição não conseguiu explicar as razões pelas quais o seu partido continua participando da administração da prefeita Luizianne Lins (PT), em Fortaleza.

Portanto, argumenta, o PCO foi a única legenda realmente de esquerda na disputa pelo governo do Estado nas eleições deste ano. Durante a campanha o partido ganhou visibilidade e conquistou respeito para outros embates eleitorais.

Nesse sentido, a avaliação que faz sobre o seu desempenho é satisfatória, muito positivo, até porque durante a campanha conseguiu vencer diversas adversidades, ressalta Salete Maria da Silva, lembrando que era a única mulher na disputa pelo Governo, com uma candidatura lançada no sentido inverso das demais, ou seja, partindo do Interior para a Capital.

Além disso, fez uma campanha sem recursos financeiros, sem material de propaganda. Ela faz questão de ressaltar que, por falta de recursos, visitou apenas 17 dos 184 municípios cearenses. Em Morada Nova, onde não esteve durante a campanha, obteve 20 votos. Trata-se de uma votação surpreendente para a candidata.

Este fato, na avaliação da representante do PCO, é uma demonstração de que o seu partido ganhou conceito na esquerda e no meio estudantil. A propaganda eleitoral gratuita e os debates proporcionados por algumas emissoras de televisão contribuíram muito para que pudesse apresentar para o povo cearense as suas propostas, principalmente nos setores onde o Governo estadual mais precisa melhorar a sua atuação, como é o caso da saúde, educação e segurança pública.

AGRADECIMENTO - Aproveitando a oportunidade para a avaliação da campanha eleitoral, Salete Maria da Silva agradeceu o apoio que o Diário do Nordeste proporcionou à sua campanha, com uma matéria em destaque na primeira página, logo no início da disputa, o que foi muito importante, tendo em vista que se trata de um jornal com grande credibilidade e circulação em todo o Estado do Ceará. Salete Maria da Silva foi candidata a vereadora de Juazeiro do Norte em 1996 e candidata à prefeitura de Juazeiro do Norte no ano 2000. Com o resultado das eleições deste ano já se lançou candidata à prefeitura de Juazeiro do Norte em 2008.