Heloísa Helena chama Renan de 'delinqüente e vagabundo'

Escrito por
Agência Estado producaodiario@svm.com.br

A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, rebateu hoje denúncia feita pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que acusou a ex-senadora alagoana de estar sendo processada pela Receita Federal, por um débito com o Imposto de Renda Pessoa Física no valor de quase R$ 1 milhão. A acusação foi feita ontem durante a sessão de votação da cassação de Renan, que terminou sendo absolvido por 40 a 35 votos, além de seis abstenções. Heloisa chamou Renan de "delinqüente e vagabundo".

Ela disse também que o presidente do Senado não tem moral para acusá-la de nada. "Esse delinqüente, esse vagabundo, não tinha o que fazer diante da denúncia que fiz contra ele no Conselho de Ética, de receber ajuda financeira de um lobista da Construtora Mendes Júnior para pagar suas despesas pessoais, vem num momento tenso, aproveitando a crise moral que paira sobre o Congresso, querer me acusar de sonegação de imposto", reagiu Heloísa.

Segundo ela, a denúncia de Renan não passa de uma provocação, com o objetivo de confundir a opinião pública. No entanto, a ex-senadora alagoana confirmou que responde a processo no fisco. "O meu problema com o fisco é por conta da verba de gabinete que eu recebia quando era deputada estadual", revelou Heloísa, acrescentando que vários deputados de Alagoas e parlamentares de outros Estados também enfrentam esse mesmo problema com o Fisco.

"Essa cobrança está sendo contestada na Justiça, porque a Receita Federal entende que a verba de gabinete que eu e outros deputados recebiam deveria ser declarada e ninguém nunca declarou, porque não usava esse dinheiro como renda", explicou a ex-senador Heloísa Helena.

"Já o senador Renan agiu exatamente de forma diferente: incluiu a verba de gabinete que recebeu do Senado na sua declaração de rendimentos para tentar justificar que tinha condições de pagar uma pensão de R$ 12 mil a mulher que teve uma filha dele", ressaltou a presidente do PSOL.

"Conluio de Lula"

Heloísa Helena, disse ainda que "houve um conluio articulado pelo presidente Lula para salvar o mandato do presidente do Senado, Renan Calheiros, que tanto serviço sujo prestou ao Palácio do Planalto, protegendo mensaleiros e sanguessugas ligados ao governo". A ex-senadora concedeu entrevista ao programa "Cidadania", da Rádio Jornal, que pertence ao ex-deputado federal João Lyra (PTB), principal rival de Renan, no Estado

Para a ex-senadora, autora da denúncia contra Renan no Conselho de Ética do Senado, a absolvição do presidente da Casa revela o "verdadeiro balcão de negócios que se transformou o Congresso". Ela disse ainda que "dá nojo vê tanta hipocrisia, tanta desfaçatez entre os parlamentares governistas", que ajudaram a absolver o presidente do Senado.

No entanto, a ex-senadora disse que "a luta continua" para mostrar ao Brasil que Renan não merece continuar exercendo o mandato e muito menos presidindo o Senado. Heloísa lembrou que o presidente do Senado ainda responde a outros três processos, dois frutos de denúncias do PSOL e um dos Democratas. Renan é acusado de favorecer a Cervejaria Schincariol, numa negociação de dívida junto ao INSS; de usar laranjas para compras empresas de comunicação em Alagoas; e de arrecadar propina de ministérios dirigidos por ministros indicados pelo PMDB.

Para Heloísa, o presidente do Senado, apesar de absolvido, ainda tem muito que se explicar. "Ele ainda precisa se livrar de uma série de acusações que tramitam contra ele no Conselho de Ética do Senado, por tráfico de influência, falsidade ideológica, recebimento de propina, enriquecimento ilícito, sonegação fiscal lavagem de dinheiro e formação de quadrilha", destacou a ex-senadora alagoana, referindo-se a Renan. Segundo ela, o presidente do Senado se livrou de um, mas não escapará dos outros processos por falta de decoro.