Cals perde eleição e fica em 2º lugar

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:
O tucano acompanhou a apuração dos votos em sua residência e decidiu falar do resultado das urnas apenas hoje

O candidato do PSDB ao Governo do Estado, Marcos Cals, perdeu as eleições, mas contrariou os resultados das pesquisas de intenção de voto, que o apontava sempre em terceiro lugar. O tucano garantiu o segundo lugar nesta eleição, ultrapassando o ex-governador Lúcio Alcântara (PR) e conquistando mais de 750 mil votos. Marcos Cals acompanhou a votação em sua casa e não falou com a imprensa sobre o resultado ontem.

O senador e candidato a reeleição, Tasso Jereissati também acompanhou de sua residência a apuração dos votos. O resultado das urnas surpreendeu quem acreditava que a vitória do tucano estava garantida. A tarde, antes de depositar seu voto, Tasso pontuou que iria se dedicar aos netos, caso perdesse o pleito, sem entrar em detalhes sobre seu rumo na política.

Tasso também não concedeu entrevista após o resultado da eleição. De acordo com a assessoria da campanha dos tucanos, tanto Marcos Cals, quanto Tasso Jereissati, deverão falar com a imprensa hoje.

Ambos retornam as suas casas legislativas, Assembleia e Senado, para terminarem de cumprir seus mandatos. Marcos Cals exerce seu sexto mandato consecutivo no Legislativo cearense enquanto Tasso Jereissati está no Senado desde 2003, com dois mandatos seguidos.

Dos dois comitês de Marcos Cals, apenas um funcionou neste domingo de eleições. Na sede praia a movimentação era tranquila, sem agitação da militância e de bandeiras dos candidatos tucanos aos cargos majoritários. Ontem o comitê da juventude foi todo fechado com tapumes. Apenas duas entradas estavam disponíveis para quem quisesse acompanhar a contagem dos votos na sede dos tucanos. Contudo a entrada só era permitida para aqueles que portavam crachás que identificassem participação na campanha do PSDB.

De acordo com informações do comitê, os tapumes serviam para organizar a prestação de contas de quem trabalhou para a candidatura de Marcos Cals. O coordenador da militância, Moroni Caldas, esclareceu que o salário dos militantes já havia sido pago e que o pagamento de ontem estava sendo feito aos fiscais e supervisores que trabalharam no dia da eleição.

No pátio do comitê foi montado um telão para quem quisesse acompanhar a evolução do resultado da votação. Entretanto poucas pessoas ocupavam as cadeiras distribuídas no local. Durante o tempo em que a reportagem do Diário do Nordeste permaneceu no comitê, cerca de dez pessoas prestavam atenção no programa de televisão que anunciava a contagem dos votos para governador.

Também foi disponibilizado um carro de som e montado toldos. Apesar da tímida movimentação, a coordenadora do comitê, Kamyla Castro, garantiu que a expectativa de segundo turno era grande.

O fato de Marcos Cals ter se posicionado em segundo lugar, ultrapassando o candidato Lúcio Alcântara (PR) e contradizendo as pesquisas de intenção de voto, para Kamyla Castro, já foi uma "boa surpresa" para quem apostava na candidatura do tucano. "A gente sempre acreditou (no segundo turno) e o fato dele ter passado do Lúcio já foi algo positivo", comentou.

A coordenadora informou que o comitê ficaria aberto até após a apuração, para a organização de detalhes administrativos, como a finalização do trabalho dos supervisores de áreas, dentre outras questões.

Durante o período eleitoral, o tucano contou com dois comitês de campanhas. Conforme a coordenação da campanha, na reta final, faltando 15 dias para a eleição, mais de 1.300 ativistas trabalharam para a candidatura de Marcos Cals, que não teve êxito.