CPMI das Fake News analisa quase 90 convocações de políticos, jornalistas e empresários

Se aprovar e realizar os depoimentos de convocações e convites pedidos pelos congressistas, o colegiado terá de trabalhar todos os dias até o fim da data-limite da CPMI, 13 de abril, ouvindo pelo menos duas pessoas por dia para zerar a lista

Escrito por Folhapress ,

Os integrantes da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das Fake News podem votar na próxima quarta-feira (4) propostas de convocação de 89 pessoas para depor do Congresso. Outras dez podem ainda ser convidadas. Ao contrário de um convite, a pessoa convocada é obrigada a comparecer se a audiência for marcada.

A lista de convocação inclui o ex-funcionário da Yacows Hans River do Rio Nascimento, as jornalistas da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello e Mônica Bergamo, o filho do presidente e vereador no Rio Carlos Bolsonaro (PSC). Entre os alvos dos requerimentos de convidados está o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC).

Se aprovar e realizar os depoimentos de convocações e convites pedidos pelos congressistas, o colegiado terá de trabalhar todos os dias (incluindo sábado, domingo e feriados) até o fim da data-limite da CPMI, 13 de abril, ouvindo pelo menos duas pessoas por dia para zerar a lista.

Além desses requerimentos, 153 pessoas tiveram convites ou convocações já aprovados pela CPMI. Dessas, 57 pessoas tiveram convocação aprovada - nove já foram ouvidas, entre elas, o sócio da Yacows, Lindolfo Alves Neto, e seu ex-funcionário Hans River.

A CPMI ainda aprovou o convite de outras 96 pessoas. Dessas, 25 prestaram esclarecimentos ou participaram de audiências públicas.

O presidente da CPMI, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), já avisou aos colegas que não há condição técnica para votar todos os pedidos. "Espero que as lideranças tanto de situação quanto de oposição façam um acordo para que possamos deliberar apenas requerimentos que venham a somar a CPMI. Não podemos ficar só no embate, no Fla-Flu, e a CPMI não chegar a lugar nenhum", afirmou o senador.

Os deputados da oposição analisam ainda se vão manter o pedido para uma convocação de Hans River, que mentiu em depoimento à CPMI e insultou a repórter Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo. Há dois pedidos envolvendo ele na fila de requerimentos não votados.

Um grupo de congressistas ligados ao presidente Jair Bolsonaro diz que aceita a convocação do ex-funcionário da Yacows se houver uma acareação entre ele e a jornalista.

De acordo com Ângelo Coronel, os pedidos de convocação só irão voltar à pauta após acordo entre base e oposição. Um dos requerimentos que deve causar maior embate é o de Carlos Bolsonaro.

A relatora da comissão, Lídice da Mata (PSB-BA), tem dito que o depoimento do filho do presidente é fundamental para os trabalhos, uma vez que ele "foi citado diversas vezes como alguém que participou do disparo de notícias" nas eleições de 2018.

Além das convocações, os deputados e senadores também devem analisar pedidos de quebras de sigilo bancários e telemáticos de Hans River e dos sócios da Yacows. A disputa entre congressistas bolsonaristas e a oposição transformou a CPMI em uma guerra de convocações.

A cada pedido feito por oposicionistas para esclarecer o uso ilegal de agências no disparo em massa durante as eleições, os apoiadores do presidente protocolam uma série de solicitações contra ex-integrantes dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, além de jornalistas. O ex-ministros petistas Antônio Palocci e Franklin Martins têm três pedidos de convocação cada um.

Além de jornalistas da Folha de S.Paulo, deputados e senadores bolsonaristas querem a convocação ou o convite de profissionais e ex-profissionais de comunicação da Rede Globo, do jornal O Globo, das revistas IstoÉ e Época e das rádios CBN e Jovem Pan.

A comissão, instalada no dia 4 de setembro de 2019, tem de apresentar o resultado final dos trabalhos no dia 13 de abril. Mas Lídice já articula a extensão dos trabalhos por ao menos dois meses.

Na sexta-feira (21), os técnicos da CPMI fecharam um resumo dos trabalhos do colegiado. O levantamento serviu para guiar as novas convocações e os requerimentos que serão feitos pela relatora.

Um dos focos daqui para a frente será elucidar a relação entre a Yacows, empresa investigada por disparo em massa na última disputa eleitoral, e a AM4, uma das principais prestadoras de serviço para a campanha de Bolsonaro.

Durante a sessão do dia 19, o principal sócio da Yacows, Lindolfo Alves Neto, não soube explicar o motivo que levou representantes da AM4 a participar da audiência trabalhista que selou o acordo com Hans River.

Em dezembro de 2018, a Folha de S.Paulo revelou, com base em documentos e depoimento de Hans River, o uso de nome e CPF de idosos para registrar chips de celular e garantir o disparo de lotes de mensagens em benefício de políticos.

Na ocasião, a Folha de S.Paulo conversou diversas vezes com Hans, que também era autor da ação trabalhista. Nas primeiras conversas, ocorridas a partir de 19 de novembro e gravadas, ele disse que não sabia quais campanhas se valeram da fraude, mas reafirmou o conteúdo dos autos e respondeu a perguntas feitas pela reportagem.

No dia 25, mudou de ideia após fazer acordo com a antiga empregadora, o que foi registrado no processo dois dias depois.

No próximo dia 3, um dos sócios da AM4 Brasil Inteligência Digital, Marcos Aurélio Carvalho, preta depoimento. Os outros dois proprietários da empresa -Magno Carvalho e Alexandre José Martins- devem depôr à CPMI nas semanas seguintes.

AM4 recebeu da campanha de Bolsonaro R$ 650 mil para cuidar das mídias digitais. Marcos Aurélio chegou a integrar por cerca de um mês equipe de transição do presidente eleito.

Em seu pedido, o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) citou uma reportagem publicada pela Folha de S.Paulo em 18 de outubro de 2018. No texto, afirma-se que a AM4 contratou a empresa Yacows para fazer disparos em massa de mensagens, por meio do sistema Bulk Services.

Os dados do Bulk Services relativos à campanha de Bolsonaro foram apagados horas após a publicação da primeira reportagem sobre o caso, ainda em 2018. Lindolfo, dono da Yacows que desenvolveu o serviço, não soube explicar à CPMI os motivos de os dados terem sido apagados do sistema.

PEDIDOS DE CONVOCAÇÃO
Adriana Steimetz
Agnelo Queiroz
Ana Cristina dos Passos
Antônio Palocci (3 pedidos)
Armando Schneider da Silva
Augusto Heleno Ribeiro Pereira
Ben Supple
Brunna Rosa
Bruno Sartori
Carlos Augusto de Moraes Afonso, vulgo Luciano Ayan
Carlos Bolsonaro
Daniel Filho Tupinambá
Daniela Pinheiro
Dilma Rousseff
Douglas Garcia
Edinho Silva (2 pedidos)
Edson Pires Salomão
Emerson Luiz Rodrigues
Ester Meneguzzi Markus
Fernanda Teixeira Souza Domingos
Francisco Roberto Emboava Nogueira
Franklin Martins (3 pedidos)
Gabriel Monteiro
Germano Oliveira
Gil Diniz
Gustavo Bebianno (2 pedidos)
Hailor Prediger
Hans River do Rio Nascimento (2 pedidos)
Helena Chagas (2 pedidos)
Heloisa de Carvalho Martin Arribas
Jaisson Silveira
Janice Spinelli
Jefferson Monteiro
João Bernardo Barbosa
João Paulo Sacon
João Santana
Joice Hasselman
Jorge Luiz Giacomo Giordani
José Amilton Moraes Ferreira
Joyce Moreira Falete (2 pedidos)
Kennedy Alencar
Ladislau de Souza Neto
Laércio Portela
Lauro Jardim
Letícia Catelani
Luciane Santos Da Silva
Luciano Ledur Persch
Luciano Zucco
Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Eduardo Ramos
Luiz Gustavo Salatino de Oliveira
Luiz Marinho
Luiz Nassif
Luiz Tadeu Rigo
Marcelo Coppola
Marcelo Odebrecht
Marcio Freitas
Marco Feliciano
Marcos Valério
Marcos Vinicius Aguilar Meine
Mario Giussepp Santezi Bertotelli Andreuzza
Martha Freire Romano
Meyer Nigri
Miguel Corrêa
Miriam Leitão
Mônica Bergamo
Mônica Moura
Olavo de Carvalho
Oscar Aníbal Chiápanno
Otávio Oscar Fakhoury
Otávio Rego Ramos
Patrícia Campos Mello
Paula Holanda
Paulo Guedes
Paulo Jardim
Plínio Fraga
Políbio Braga
Randolfe Rodrigues
Raul Jose Ferreira Dias
Rodrigo Queles Teixeira Cardoso
Romeu Tuma Jr. (2 pedidos)
Rubens Goldenberg
Ubiratan Sanderson
Sandra Poletto
Simone Linares Zanon
Thomas Traumann (2 pedidos)
Victor Sarfatis Metta
Wellington Dias
Representante da Uber do Brasil Tecnologia Ltda

PEDIDOS DE CONVITES
Ali Kamel
Augusto Nunes
Carlos Henrique Schoeder
Edilene Lobo
Magno Malta
Roberto Irineu Marinho
Taiguara Fernandes de Sousa
William Bonner
Wilson Witzel
Fabrício da Mota Alves

PEDIDOS DE CONVOCAÇÃO JÁ APROVADOS
Alessandro Barreto (Já prestou depoimento)
Alexandre José Martins (Depoimento marcado)
Allan dos Santos (Já prestou depoimento)
André Luiz Almeida Torretta
Bernardo Pires Kuster
Dolores Aronovich Aguero
Eduardo Mufarej
Fábio Wajngarten
Filipe G. Martins
Flávia Alves (Depoimento adiado)
Gleisi Hoffman
Hans River do Rio Nascimento (Já prestou depoimento)
José Matheus Salles Gomes
Josias Teófilo
Jussara Pereira Cunha
Leandro Nunes da Silva
Lindolfo Antônio Alves Neto (Já prestou depoimento)
Luciano Hang
Magno Carvalho (Depoimento marcado)
Marcos Aurélio Carvalho (Depoimento marcado)
Marcos Petrucelli
Mário Gazin
Mateus Matos Diniz
Mayara Cristina Modesti
Nicolás Hinojosa
Otávio Oscar Fakhoury
Paulo Enéas
Paulo Marinho (Já prestou depoimento)
Peterson Rosa Querino
Rebecca Félix da Silva Ribeiro Alves
Representante da Brasil 247
Representante da Brasil de Fato
Representante da Carta Maior
Representante da Nextel
Representante da Opera Mundi
representante da Revista Fórum
Representante da Telefonia Claro (Já prestou depoimento)
Representante da Telefonia Oi (Já prestou depoimento)
Representante da Telefonia Tim (Já prestou depoimento)
Representante da Telefonia Vivo (Já prestou depoimento)
Representante do Diário do Centro do Mundo
Representante do Facebook
Representante do Google
Representante do Instagram
Representante do Intercept
Representante do Telegram
Representante do Twitter
Representante do Whatsapp
Representante do Youtube
representante legal do jornal brasileiro Correio Braziliense
Representante legal no Brasil da empresa
Representante legal no Brasil da empresa Enviawhatsapp
Sérgio Augusto de Queiroz
Soraya Soares da Nóbrega Escorel
Taíse de Almeida Feijó
Tercio Arnaud Tomaz

PEDIDOS DE CONVITES JÁ APROVADOS
Alexandre Frota (Já compareceu)
Ana Lima
André Miceli
Andrew Korybko
Antônio Dráuzio Varella
Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Já compareceu)
Bruna Martins dos Santos Martins
Bruno Gagliasso
Caetano Veloso
Carlos Afonso Caldeira Filho
Carlos Alberto dos Santos Cruz (Já compareceu)
Carolina Dieckmann
Clair Wardle
Cláudio Prato
Claudio Renato do Canto Farag
Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos
Damian Collins
Daniel Bramatti (Já compareceu)
Delegado Emerson Wendt (Já compareceu)
Delegado Waldir
Diego Dorgam
Diogo Rais (Já compareceu)
Diretor-Geral da Polícia Federa
Edison Lanza
Eliane Brum
Elizabeth Warren
Emanuel Colombié
Emmanuel Publio Dias
Responsável pelo serviço de checagem de conteúdos suspeitos FATO OU FAKE do Portal G1 (Já compareceu)
Fábio Malini
Fabrício Benevenuto
Felipe Moura Brasil
Felipe Neto
Fernando Gallo
Flávia Lefévre
Francisco Brito Cruz (Já compareceu)
Giovanna Ewbank
Helena Martins
Ivo Correia
Jaime Bruning
João Brant
Joice Hasselmann (Já compareceu)
Leonardo Euler de Morais
Leonel Azevedo de Aguiar (Já compareceu)
Lillian Jorge Salgado
Lina Menezes
Luís Nassif
Madeleine de Cock Buning
Manuela D'Ávila
Marcelo Lacerda
Marco Aurélio Rudiege (Já compareceu)
Maria Julia Coutinho
Mariana de Siqueira
Marilena Lazzarini
Marina Pita
Marlova Jovchelovitch Noleto
Maurício Moura
Miguel de Andrade Freitas (Já compareceu)
Ministra Damares Alves
Monica Guise
Neide Cardoso de Oliveira
Pablo Cerdeira
Patrícia Campos Mello
Paula Lavigne
Paulo Jeronimo
Pedro Mourão
Rafael Evangelista (Já compareceu)
Raquel Dodge
Renata Mielli
Representante da Assespro Nacional (Já compareceu)
Representante da Federação Nacional dos Jornalistas (Já compareceu)
Representante da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).
Representante da Safernet Brasil.
Representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (Já compareceu)
Representante do Centro de Valorização da Vida
Representante do Conselho Federal de Psicologia
Representante do SINDITELEBRASIL (Já compareceu)
Representantes no Brasil da Organização Mundial da Saúde
Responsável pela agência de fact-checking AGÊNCIA LUPA (Já compareceu)
Responsável pelo portal AOS FATOS (Já compareceu)
Responsável pelo portal BOATOS.ORG (Já compareceu)
Responsável pelo portal de jornalismo colaborativo contra a desinformação COMPROVA (Já compareceu)
Responsável pelo portal E-FARÇAS.ORG (Já compareceu)
Responsável pelo serviço de checagem de fatos e desmonte de boatos do "Estadão Verifica"
Ricardo Gutiérrez
Ronaldo Lemos
Rosa Weber
Rubens Valente
Sergio Amadeu
Silvia Salek
Taís Araújo
Taís Seibt
Thiago Tavares (Já compareceu)
Veridiana Alimonti
Walter Capanema (Já compareceu)
Wilson Gomes (Já compareceu)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.