Justiça determina quebra de sigilo bancário de secretário do Estado e de empresários
Atendendo a um pedido do Ministério Público do Ceará (MP/CE), a Justiça Estadual determinou a quebra de sigilo bancário de depósitos, investimentos, contas correntes e outros bens do secretário da Casa Civil do Governo do Ceará, Arialdo Pinho, e de vários empresários e empresas denunciadas por irregularidades na concessão de empréstimos consignados a servidores estaduais.
A determinação foi da juíza Nadia Maria Frota Pereira, da 13ª vara da Fazenda Pública de Fortaleza. De acordo com o MP, o objetivo é verificar e comprovar a existência ou não de ocorrência de atos de improbidade administrativa referente ao período de 1º de janeiro de 2009 a 23 de dezembro de 2013. Também tiveram sigilo bancário quebrado a Administradora de Cartões de Crédito S/A (ABC) e a Promus Promotora de Crédito e Cobranças Extrajudiciais Ltda.
Também foi concedido a quebra de sigilo de Bruno Barbosa Borges, proprietário da Administradora de Cartões de Crédito (ABC), Luis Antônio Ribeiro Valadares de Sousa, dono da Promotora de Crédito e Cobranças Extrajudiciais (Promus), além de Paulo Vergilio Facchini, Ricardo Wagner Oliveira Santos e José Henrique Canto Valadares de Souza.
Na despacho, a juíza determina que sejam enviadas 10 cópias dos dados bancários, dentro de 30 dias, ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Procuradoria Geral da Justiça.