Câmara Municipal apontada como a mais transparente

Escrito por Redação ,
Legenda: Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal, fez o anúncio da informação no plenário da Casa, no curso da sessão ordinária de ontem
Foto: Foto:José Leomar

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Salmito Filho (PDT) comemorou, ontem, no plenário da Casa, o anúncio de que o Legislativo de Fortaleza é o de maior transparência no País, segundo a dissertação de mestrado publicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de responsabilidade da pesquisadora Andressa Fioravanti Falconiery, sob o título "Transparência das Câmaras Municipais das Capitais do Brasil".

Segundo a pesquisadora "O objetivo primordial do trabalho é medir o cumprimento da lei de acesso à informação", diz. De acordo com ela, os critérios utilizados na pesquisa são adotados por instituições do Brasil e do exterior. Salmito também destacou a relevância da FGV que "dispensa apresentação no Brasil e na América Latina".

Segundo o presidente do Legislativo municipal, a transparência é uma obrigação dos vereadores. Entretanto, "nós saímos em primeiro lugar diante de todas as câmaras municipais do Brasil". Para Salmito, o resultado é um mérito de todos os trabalhadores e vereadores da Casa, independente dos partidos. "Todos nós juntos estamos conseguindo alcançar esses bons resultados", diz.

O parlamentar declarou que já apresentou a pesquisa ao diretor-geral da Casa para verificar todos os itens do trabalho para tentar aperfeiçoar a transparência da Casa. De acordo com ele, o objetivo é melhorar em outros aspectos onde "a Câmara ainda não esteja atendendo de forma plenamente satisfatória, sobretudo no que diz respeito à Lei de Acesso à Informação".

Salmito também disse que o tema foi tratado na reunião do Colégio de Líderes - que reúne o presidente da Casa, os líderes das bancadas partidárias, além de líderes da base governista e da oposição. O vereador também anunciou que deseja que mais dados sejam acessíveis através do site da Casa.

O parlamentar afirma que tanto o Governo do Estado quanto do Município também são bons exemplos de transparência, aos quais agora se soma a CMFor. "É um destaque a forma de fazer política e de lidar com o poder institucional", pontua.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.