Os desafios de todos na prevenção

Escrito por
Joab Lima é médico ginecologista e coordenador do curso de medicina do Idomed Iguatu
Legenda: Joab Lima é médico ginecologista e coordenador do curso de medicina do Idomed Iguatu

Estamos no mês de combate ao câncer de mama. Apesar de ser uma doença conhecida, causa anseios já que ela ainda é considerada, por muitos, como um sinônimo de “morte certa” e grande parte das pessoas tem o medo de ter de passar pelo sofrimento da quimioterapia. Infelizmente estas ideias desestimulam o autoexame, a busca por consultas médicas e muitas mulheres deixam de fazer a mamografia, que é o exame de diagnóstico precoce, dificultando o tratamento e a cura.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece ações integrais em saúde e as mulheres podem buscar os serviços com frequência. Porém, em razão da grande demanda, elas ainda enfrentam uma demora no acesso às consultas especializadas, na realização e obtenção dos resultados de exames, o que pode adiar o tratamento caso o diagnóstico seja positivo. 

Não posso deixar de falar que o enfrentamento é possível sim e isso acontece a partir de ações primárias de saúde, fortalecimento dos vínculos entre a comunidade e os serviços, diálogo e do trabalho da atenção psicossocial. Ações preventivas de saúde que orientem a população sobre atividade física, alimentação saudável, controle de peso e a busca por consultas periódicas também reduzem os danos.

Nesse contexto, é imprescindível citar a importância de uma boa formação de profissionais médicos, com habilidades e atitudes voltadas para a promoção da saúde, com competência e responsabilidade na abordagem e na condução da assistência na atenção primária, com foco na atenção integral e universal, que saibam monitorar e apoiar seus pacientes em toda a rede de referência, com seus valores, anseios e medos, sendo reflexivos, críticos e participativos no convívio com a sociedade.

O que procuro fazer em minha atividade médica de referência em saúde da mulher e como docente no curso de medicina, é implementar atividades para formação de médicos preparados para entendimento nos diversos cenários sociais, sensíveis, com foco na medicina preventiva e no diagnóstico precoce, que possam proporcionar acessibilidade e integralidade na assistência a nossas mulheres e reduzir, assim, a incidência de câncer de mama na sociedade.

Joab Lima é médico ginecologista e coordenador do curso de medicina do Idomed Iguatu

 
Cleilton Rocha é líder da Plataforma de Ciência de Dados do Instituto Atlântico
Cleilton Rocha
23 de Dezembro de 2024
Especialista em Psicologia da Felicidade
Izabela Holanda
22 de Dezembro de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
22 de Dezembro de 2024
Presidente da ABIH-CE
Ivana Bezerra
20 de Dezembro de 2024
Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)
Christine Muniz
18 de Dezembro de 2024