Dia Mundial da Atividade Física

Escrito por Christine Muniz ,
Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)
Legenda: Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)

Na rotina do dia a dia, quando muitas pessoas passam boa parte do tempo sentadas, o Dia Mundial da Atividade Física é um grande chamado para o combate ao sedentarismo. Celebrado neste 6 de abril, ele defende os benefícios gerais de se mover - algo tão primário mas ao mesmo tempo tão relevante para a saúde de ossos, músculos e articulações.

Como ortopedista, todos os dias acompanho no consultório e nos hospitais casos que mostram como a atividade física é importante para a saúde, pois ajuda a manter os corpos fortes, melhora a circulação sanguínea e o bem-estar geral. Isso é mais evidente para pessoas que têm problemas ortopédicos, como osteoporose ou artrite, pois ajuda a reduzir os impactos. No entanto, essas recomendações valem para pessoas de todas as idades, desde crianças e jovens até as da Melhor Idade. Sempre é tempo de cuidar da saúde.

Quando alguém sofre uma lesão - seja de dimensões leves ou mesmo casos cirúrgicos -, o repouso é importante, mas o movimento faz parte da recuperação. Por isso, muitas vezes são recomendados exercícios focados em ajudar na reabilitação, contribuindo para restaurar a força, a flexibilidade e a função das partes afetadas. Isso permite que os pacientes se recuperem e voltem às atividades diárias.

Além disso, a atividade física bem executada ajuda a prevenir diversas lesões, pois o paciente que segue um plano de exercícios adequado consegue evitar torções e distensões musculares, tão comuns no dia a dia. Por isso, para reduzir o risco de lesões ao praticar esportes ou realizar atividades físicas é muito importante fortalecer os músculos ligados às articulações, melhorar a flexibilidade muscular e executar os movimentos de forma orientada.

Dessa forma, o Dia Mundial da Atividade Física não é apenas uma data para celebrar o movimento: é um lembrete de que se exercitar é obrigatório para todos os que desejam ter uma vida mais saudável. Como ortopedistas, nossa responsabilidade é também educar os pacientes e a população sobre os diversos benefícios da atividade física, que fortalece o corpo e contribui para uma vida mais plena e ativa.

Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)

Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
05 de Maio de 2024
Jornalista. Analista Judiciário (TRT7) e Mestrando em Direito (Uni7)
Valdélio Muniz
05 de Maio de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
03 de Maio de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
02 de Maio de 2024