A iluminação na arquitetura moderna

Escrito por
Luciana Malgarisi producaodiario@svm.com.br
Luciana Malgarisi é arquiteta
Legenda: Luciana Malgarisi é arquiteta

Luzes naturais e artificiais devem estar entrelaçadas à arquitetura moderna. Um projeto arquitetônico que apresenta tendências do cotidiano deve seguir transformando ambientes e inspirando pessoas. São experiências marcantes que, dependendo da situação, proporcionam vibrações históricas e culturais. A instrumentação de luminárias ideais para ambientes diversos pode resgatar memórias, narrativas, sensações, etc. A inspiração associada ao processo criativo causa impressões marcantes!

Devemos, então, imaginar que lugares não são simplesmente espaços vazios, pois tais concepções transformam vidas de pessoas. O projeto luminotécnico ajustado aguça questões e realça relações de consumo. Quando destacado de forma coerente teremos além do embelezamento, o uso racional e econômico desse recurso. A conscientização da metodologia aplicada tem o intuito de equipar aspectos técnicos e o intercâmbio da propagação luz com a arquitetura moderna.

Dessa forma, o processo modernista propaga a luz das convicções e a quebra de padrões, firmando transparência no lar, no escritório, na clínica, na indústria, etc. Imaginemos que a integração das luzes é necessária para qualquer projeto, pois revelará composições de cores do ambiente. Também há uma predisposição conceitual de mercado a partir de exigências, contudo, é válido destacar que, para alcançar o conforto luminoso é necessário atentar para a percepção, imaginar cenários, envolver cores e aspectos gerais do espaço trabalhado na arquitetura. A luz pode ser o diferencial. Essa exposição de critérios determinará a razão do planejamento em construção.

Por conseguinte, a relação da luminosidade com a área  estudada pela arquitetura determina nossa perspicácia à frente das rotinas cotidianas. Por isso, é sempre bom que estejamos atentos ao processo de redefinição de conceitos - tarefa árdua, mas que reserva prazer. O entrelaçado do projeto que busca o conforto luzente segue entendimentos na distribuição harmoniosa de iluminação branca, amarela, dentre outras perspectivas. Estimulando ou fazendo descansar!

Luciana Malgarisi é arquiteta

Cleilton Rocha é líder da Plataforma de Ciência de Dados do Instituto Atlântico
Cleilton Rocha
23 de Dezembro de 2024
Especialista em Psicologia da Felicidade
Izabela Holanda
22 de Dezembro de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
22 de Dezembro de 2024
Presidente da ABIH-CE
Ivana Bezerra
20 de Dezembro de 2024
Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)
Christine Muniz
18 de Dezembro de 2024