Vídeo registra lotação na José Avelino no 1º dia de feira após liberação de decreto

Agefis afirma que fiscais do órgão estão no local fazendo abordagens aos ambulantes e orientando que desocupem o espaço público

Escrito por Redação ,
Legenda: Ambulantes expõe produtos na via durante feira na rua José Avelino, no Centro de Fortaleza.
Foto: Isaac Macêdo

Imagens da feira da rua José Avelino, no Centro de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (17) mostram um "fomigueiro" de gente na via, com centenas de feirantes e consumidores aglomerados, desrespeitando as regras de distanciamento social de combate à Covid-19. A movimentação intensa na área se estendeu até o fim da manhã.

As feiras em espaços abertos ao ar livre foram retomadas na capital na última segunda-feira (14), após autorização do decreto estadual divulgado no sábado (12). Segundo a determinação, as feiras devem seguir as normas sanitárias e respeitar distanciamento social de dois metros, além disso,  todos os funcionários devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) e os objetos não descartáveis devem ser higienizados.

A feira da José Avelino foi flagrada anteriormente funcionando mesmo antes da autorização do retorno da atividade, inclusive com registro de aglomerações. Devido à grande movimentação na região, a avenida Alberto Nepomuceno, que fica nas proximidades, também chega a ser ocupada por ambulantes, que expõem os produtos na via, ação que dificulta o tráfego na área.

De acordo com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), desde o início da manhã, fiscais estão na região fazendo abordagens aos ambulantes que circulam na feira. "Os fiscais atuam abordando os ambulantes que circulam na região, orientando para que desocupem o espaço público e alertando que a irregularidade pode resultar em multa e apreensão de mercadorias. A operação na área é reforçada em dias de abertura dos galpões, quando há a formação de extensas filas dos que aguardam o acesso às lojas", diz o órgão.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados