Vídeo mostra carro andando na Praia do Náutico e lancha sendo lançada ao mar perto de banhistas

De acordo com um homem que trabalha na área e preferiu não ser identificado, a proximidade do veículo e da embarcação desagradou parte das pessoas que estavam na praia

Escrito por Redação ,
Legenda: Carro rebocando lancha é visto andando na Praia do Náutico; embarcação foi lançada ao mar perto de banhistas
Foto: Foto: VC Repórter

Banhistas e frequentadores da Praia do Náutico, em Fortaleza, foram surpreendidos com um carro andando na faixa de areia e uma lancha sendo lançada ao mar em local próximo a pessoas que estavam na praia, na manhã desta quarta-feira (14). A situação foi registrada em vídeo por um trabalhador da região. 

As imagens mostram um veículo, modelo Hilux, manobrando na faixa de areia e a lancha sendo colocada ao mar. Pelo vídeo, é possível perceber que no local havia banhistas e frequentadores da praia.

De acordo com um homem que trabalha na área e preferiu não ser identificado na reportagem, a proximidade do veículo e da embarcação desagradou parte das pessoas, que foram ao motorista do carro e pediram que ele retirasse o veículo da praia. 

Ainda segundo a testemunha, o condutor permaneceu por cerca de 20 minutos com o veículo na areia, mas, após a manifestação das pessoas, atendeu à solicitação sem resistência.

Já a lancha foi conduzida a uma distância maior dos banhistas e permaneceu no mar por cerca de 40 minutos, informou o trabalhador. 

Legenda: Carro rebocando lancha é visto andando na Praia do Náutico; embarcação foi lançada ao mar perto de banhistas
Foto: Foto: VC Repórter

'Distância segura'

A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) confirmou o caso e disse ter recebido uma denúncia sobre a situação. Uma equipe de inspeção naval foi ao local e “constatou que uma lancha de esporte e recreio navegava a uma distância segura dos banhistas”, informou, em nota. 

Ainda de acordo com a Capitania, foi realizada a abordagem e inspeção da embarcação, com a verificação de itens relativos à segurança da navegação, salvatagem e documentação.  

“Além disso, os tripulantes receberam orientações para uma navegação segura na área da enseada do Mucuripe”, acrescentou. 

Sobre a circulação do veículo na faixa e praia, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) afirmou não ter sido acionada. 

Acidente com nadador

Em setembro deste ano, o atleta de triatlon Paulo Fernandes nadava entre o espigão Rui Barbosa e o Náutico quando foi atingido por uma lancha e teve lesões graves no pé.

Ele afirmou ter pedido ajuda ao condutor da lancha, mas o homem acelerou a embarcação e não prestou socorro.   

Pela lei

A circulação de veículos como carros, motos e quadriciclos em faixas de areia onde há concentração de banhistas é ilegal.

Por não estar claramente expresso no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), a punição pelo tráfego irregular de veículos em praias é prevista dentro do artigo 187, inciso I. Segundo o texto, é vetado "transitar em locais e horários não permitidos". A infração é considerada de natureza média com aplicação de multa de R$130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados