Veja como tirar certidão de nascimento, casamento e outros documentos em Fortaleza

Certidões e segunda via dos documentos podem ser obtidas em cartórios

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Foto: Kid Júnior

A documentação é uma forma que o cidadão tem de se afirmar como integrante de um meio. Todos, sem exceção, devem ter os registros pessoais, uma vez que estes fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa, seja para entrar em um novo trabalho, fazer matrícula em instituições, bem como a inscrição em concursos públicos ou compra de bens, sejam eles quais forem. Confira alguns dos questionamentos mais recorrentes sobre documentação e as respostas deles.

Como tirar 2ª via da certidão de casamento em Fortaleza?

O casal ou um dos cônjuges deve procurar o cartório onde foi retirada a certidão original. O cartório vai exigir documentos e vai cobrar um valor, que varia em cada estabelecimento. Uma dica é ligar para o cartório antes de ir ao local, pois algumas unidades estabelecem critério de pagamento ou cobram documentos específicos.

Confira todos os detalhes para tirar a segunda via da certidão de nascimento.

Como tirar 2ª via da certidão de nascimento em Fortaleza?

Há duas formas de tirar a segunda via da certidão de nascimento: indo no cartório em que fez a primeira via do registro ou pela internet. É cobrada uma taxa, que pode variar de local para local. Em Fortaleza e na Região Metropolitana, há a possibilidade de emitir a segunda via de documentos que foram registrados em outros municípios ou estados. Ou seja, a pessoa que fizer a solicitação não precisa mais se deslocar ao local em que o registro foi feito a primeira vez, evitando, assim, alguns custos extras. O prazo máximo para a entrega do documento é de até cinco dias úteis.

Como tirar certidão de óbito em Fortaleza?

A solicitação da segunda via da Certidão de Óbito não é gratuita, como a primeira. A pessoa, então, deverá ir ao Cartório de Registro Civil que emitiu a 1ª via e pagar uma taxa que varia de local para local. O interessado deverá apresentar a identidade e fazer o pagamento. Caso não seja possível realizar o pedido diretamente na instituição, existem serviços disponíveis na internet para isso.

Como tirar certidão de óbito em Fortaleza?

A solicitação da segunda via da Certidão de Óbito não é gratuita, como a primeira. A pessoa, então, deverá ir ao Cartório de Registro Civil que emitiu a 1ª via e pagar uma taxa que varia de local para local. O interessado deverá apresentar a identidade e fazer o pagamento. Caso não seja possível realizar o pedido diretamente na instituição, existem serviços disponíveis na internet para isso.

Onde tirar carteira de trabalho em Fortaleza?

A Carteira de Trabalho deve ser solicitada na Superintendência Regional do Trabalho, em postos de Fortaleza ou região metropolitana. O atendimento nesses locais é feito por meio de agendamento. Para o pedido, são necessários fotos 3x4 e alguns documentos.

Confira todos os endereços e documentos necessários para retirar a carteira de trabalho na capital cearense.

Perdi meu título de eleitor. O que fazer?

O pedido de uma segunda via deve ser feito no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado. O pedido deve ser feito no prazo de até 10 dias antes de uma eleição. O documento garante o alistamento eleitoral e só emitido uma segunda via caso o eleitor pague eventuais multas.  

Confira como quitar as multas e documentos necessários para tirar a segunda via do título de eleitor.

Como transferir título de eleitor?

A transferência do documento que garante o direito ao voto deve ser feita em um cartório eleitoral. A lei exige um período mínimo de moradia na cidade para onde o eleitor quer transferir o título.  

Confira todas as regras para solicitação de transferência de título de eleitor.

 

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