VAMO entra em operação assistida
O sistema público de carros elétricos compartilhados de Fortaleza entra na fase de operação assistida às 9h desta quinta-feira (22), na Praça Luiza Távora. Após o período de demonstração, o VAMO (Veículos Alternativos para Mobilidade) iniciará o cadastro efetivo dos interessados e contará com cinco estações e oito carros elétricos.
As quatro primeiras estações (Montese, São Gerardo, Edson Queiroz e Aldeota/Praça Luiza Távora) estarão disponíveis a partir de hoje. A quinta estação (Aldeota/Center Um) só ficará disponível a partir da próxima semana. O intuito desta fase é começar a operação do sistema dando total atenção e suporte aos usuários, além de monitorar o uso inicial e validar ou ajustar as características do sistema para a implantação das próximas estações. A população terá acesso a veículos 100% elétricos em dois modelos: "Zhidou EEC L7e-80" e "BYD e6".
Por não emitir poluentes e não causar poluição sonora, o VAMO busca incentivar e consolidar o conceito de compartilhamento de veículos. Estudos de sistemas já consolidados em outras cidades da Europa, Ásia e Estados Unidos estimam que, para cada carro em um sistema de compartilhamento, outros sete carros particulares deixam de circular nas ruas.
A iniciativa é uma das ações da Prefeitura de Fortaleza alinhadas ao Plano de Redução de Carbono da ICLEI - Local Governments for Sustainability e às diretrizes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21). É coordenado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt).
A empresa Serttel é a responsável por implantar, operar e dar manutenção ao sistema de carros elétricos compartilhados, e a empresa Hapvida Saúde Fortaleza é a patrocinadora.