Usuários do transporte público reclamam de lotação nos ônibus da Capital
De acordo com a Etufor, 122 linhas terão acréscimo de frota durante a fase 4 do plano de retomada econômica
Lotações nos ônibus da Capital durante a pandemia do novo coronavírus seguem sendo queixa dos usuários de transporte público. Embora Fortaleza esteja na Fase 4 do plano de retomada econômica desde o dia 20 de julho, com retorno de quase 100% das atividades, a frota em circulação é de 75% em dia útil, de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
A assistente financeira Kílvia Lima, de 33 anos, é uma das passageiras que reclamam do serviço. Apesar de a empresa em que trabalha não ter retornado integralmente as atividades presenciais, ela precisa se locomover ao local em semanas alternadas. De acordo com a assistente, o relato das colegas de trabalho é o mesmo.
"Voltei a precisar do ônibus quando as atividades começaram a ser liberadas e, desde então, tenho sempre visto os transportes lotados. A linha que pego sempre teve fluxo grande, mas, nem com a pandemia tiveram o cuidado", explica Kílvia, que usa a linha 38 - Parangaba / Papicu.
Na ida dominical à igreja com a família, Caio Pereira, de 26 anos, foi surpreendido com a lotação do Grande Circular II. "Estava tão lotado eu ia quase em cima, todo mundo já tava reclamando que não dava pra entrar mais gente", conta.
Para o autônomo, "não tem como não fazer uma aglomeração, se a frota dos ônibus em circulação diminuiu. Sempre teve lotações, mas com a pandemia não era pra poder ter".
Caio relata que a situação chega a ser ainda pior na semana, quando o fluxo de trabalhadores é maior. "Todos os dias vou ao Centro por conta do trabalho e todo dia tem essa lotação", afirma.
A Etufor explicou, por meio de nota, que foi programado um acréscimo na frota para a Fase 4 do plano das atividades econômicas, chegando a 75% em dia útil, já que a "média de passageiros está em aproximadamente 46% que é bastante inferior à demanda diária antes do período de isolamento social, que se aproximava de 1 milhão de passageiros".
"A frota reserva será reforçada em 140 ônibus, e 122 linhas terão acréscimo de frota. Outras dezenove linhas contarão com frota e programação em sua total capacidade, especialmente nos horários de pico", afirmou.
Linhas com frotas normais nos dias úteis:
050 - SIQUEIRA / PAPICU / WASHINGTON SOARES
051 - GRANDE CIRCULAR I
052 - GRANDE CIRCULAR II
053 - MESSEJANA / PAPICU / WASHINGTON SOARES
080 - FRANCISCO SÁ / PARANGABA
082 - ANTÔNIO BEZERRA / MESSEJANA / PERIMETRAL
084 - SIQUEIRA / MESSEJANA / PERIMETRAL
092 - ANTÔNIO BEZERRA / PAPICU / PRAIA DE IRACEMA
097 - ANTÔNIO BEZERRA / SIQUEIRA
319 - Parque São José/Osório de Paiva/Parangaba
335 - BOM JARDIM I
336 - PARQUE SANTA CECÍLIA I
337 - JARDIM JATOBÁ / SIQUEIRA I
338 - CANINDEZINHO
350 - JOSÉ BASTOS / LAGOA
356 - GENIBAÚ / LAGOA
361 - SIQUEIRA / OSÓRIO DE PAIVA / PARANGABA
366 - BOM JARDIM II
806 - EDSON QUEIROZ / PAPICU