TV Verdes Mares Cariri é recebida com festa

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:
Telejornal de 13 a 15 minutos está sendo desenvolvido com uma equipe de jornalismo da própria região

Juazeiro do Norte O Cariri vivencia uma nova fase de desenvolvimento, e a televisão acompanha esse processo, dando maior visibilidade à região. Foi com essa impressão que as autoridades avaliaram esse momento de conquista da comunicação cearense durante a solenidade inaugural da TV Verdes Mares Cariri, a 122ª afiliada da TV Globo do País e a segunda no Estado do Ceará.

Uma grande festa em homenagem ao povo do Cariri foi realizada pelo Sistema Verdes Mares, no Parque de Eventos Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, com a presença de autoridades e artistas locais.

O bispo diocesano dom Fernando Panico, saudou a nova TV com bênçãos. Ele também citou o trecho de uma carta do Padre Cícero ao padre Climério, em 4 de dezembro de 1900, ao ressaltar, num momento de seca que vivenciava o sertão, que cada cearense fosse uma trombeta na imprensa e em toda parte, pedindo socorro.

"O Padre Cícero, se estivesse vivo hoje, talvez se referisse dessa maneira. Parabéns, Cariri, pelas instalações da TV", disse dom Panico, no momento das bênçãos. Prefeitos de municípios como Juazeiro do Norte (Manoel Santana), Barbalha (José Leite) e Iguatu (Agenor Neto) estiveram presentes na inauguração, além do vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, representando o governador Cid Gomes, e o secretário de Cultura, Auto Filho.

Jornalismo

A equipe de jornalismo do Sistema Verdes Mares também esteve na sede da emissora com uma grande comitiva. Representantes do setor empresarial, como o diretor do grupo Zenir, José Alves de Oliveira, também estiveram na sede da TV Verdes Mares Cariri.

A TV Verdes Mares Cariri tem uma estrutura para fazer uma geradora, segundo o diretor técnico da TV Verdes Mares, Pedro Virgínio. A partir desse trabalho, vem sendo desenvolvido o telejornal de 13 a 15 minutos, ao meio-dia, com uma equipe de jornalismo da própria região.

O diretor geral de programação, Edilmar Norões, afirmou que, mais cedo ou mais tarde, o grupo teria de chegar com um veículo próprio na região, embora já estivesse no Cariri por meio do Diário do Nordeste, da TV Diário, da Rádio Verdes Mares e da TV Verdes Mares.

"Não poderíamos ficar sem ocupar esse espaço numa região que sempre teve tanta receptividade a todos esses veículos. Estamos trazendo para o Cariri aquilo que essa região sempre sonhou", enfatizou, acrescentando que, como presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), também congratulou a região. Com a emissora, afirmou o diretor, haverá uma projeção maior do Cariri para o mundo.

Abrangência

O empresário José Alves destacou a importância da TV Verdes Mares Cariri pelo seu raio de abrangência. Segundo ele, o Cariri é uma das regiões que mais se desenvolve no Brasil. O cantor Waldonys ressaltou o aspecto cultural do Cariri, que agora terá maior visibilidade. "O povo dessa região está de parabéns", comemorou. A Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor) e o cantor Fábio Carneirinho também animaram o público.

MÚSICA
Padre Marcelo Rossi na festa

A presença do Padre Marcelo Rossi, ontem no Cariri, segundo o memorialista Alberto Cabral, lembrou a inauguração do primeiro sinal de televisão do Brasil, em 1950, quando o principal convidado foi o tenor mexicano Frei José Mojica.

O pároco chegou à sede da Verdes Mares Cariri, na Avenida Padre Cícero, entre Crato e Juazeiro, cercado de seguranças. Visitou as instalações da emissora, conversou com os diretores e funcionários. No estúdio, fez fotos na cadeira do apresentador de telejornal e simulou a leitura de uma notícia. Em seguida, ocupou a sala de redação do Diário do Nordeste, onde ensaiou com o sanfoneiro Waldonys as músicas que seriam cantadas no Parque de Eventos de Juazeiro.

Na saída para o Parque, o padre Marcelo fez questão de atender um grupo de pessoas que o aguardava na saída da televisão. Além dos cumprimentos e apertos de mãos, ele recebeu bilhetes de agradecimento por graças alcançadas. Um destes agradecimentos era da dona-de-casa Aritana Araújo que, segundo afirmou, sua filha foi curada de queimaduras nas pernas graças ao padre. O sacerdote não alimentou à devoção, esclarecendo que "não era santo, mas um sacerdote que estava procurando cumprir o seu trabalho missionário".

Artistas

A apresentação do padre foi antecedida de uma missa celebrada por dom Fernando Panico, bispo da Diocese de Crato, e animada pelo grupo católico Missão Resgate, tendo à frente o seu presidente Geraldo Correia. Depois da celebração, a multidão, calculada em mais de 50 mil pessoas, aplaudiu o padre, que justificou sua presença como uma forma de aproximar as pessoas de Deus. A cada música, a multidão delirava.

A partir de então, o povo se envolveu com o forró de Waldonys e Fábio Carneiro e o toque e a dança indígena da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto.

O líder da banda cabaçal dos "Irmãos Aniceto", Raimundo Aniceto, que participou ontem do show de inauguração, destacou a presença da Verdes Mares Cariri com uma comparação bem sertaneja: "esta televisão é como a chuva que cai no chão, molhando a roça do rico e do pobre, do preto e do branco, enchendo de alegria o sertão".

"Agora é só alegria", desabafou o pipoqueiro José Antonio da Silva e acrescentou que "a Verdes Mares Cariri foi um presente do Padre Cícero". Transportada numa cadeira de rodas, a dona-de-casa Matildes Borges disse que "valeu o sacrifício".

ELIZÂNGELA SANTOS / ANTÔNIO VICELMO
REPÓRTERES

O QUE ELES PENSAM
Nomes da política destacam a importância do evento

"A TV Verdes Mares Cariri está se instalando na mais importante região cultural do Nordeste brasileiro. Acredito que vai significar uma maior integração, voltada para a união e o desenvolvimento. É uma importante intervenção da comunicação cearense numa região que tem crescido muito, e creio que irá se desenvolver mais ainda. A comunicação é um elemento muito importante."

Francisco Pinheiro
Vice-governador do Estado

"O Ceará devia ao Cariri um sistema de comunicação moderno, grande e competente como o Sistema Verdes Mares. O Cariri é o maior centro de cultura popular do Brasil. Como o País tem a mais pujante cultura popular do continente, cidades como Crato e Juazeiro do Norte constituem o maior centro de cultura popular da América Latina. E o Sistema Verdes Mares compreendeu isso."

Auto Filho
Secretário de Cultura do Estado

"Um meio de comunicação a mais representa mais informação e cultura para a população e um novo espaço para os que quiserem divulgar os seus produtos e empreendimentos por meio dos comerciais. Esse é um momento que Juazeiro vive um grande crescimento, um progresso rápido com novos meios de comunicação, indústrias e faculdades. Uma nova era se inaugura no Cariri."

Manoel Santana
Prefeito de Juazeiro do Norte