Teste para Covid-19 em profissionais da rede particular será em cada escola

Segundo a Secretaria da Saúde, o Governo irá fornecer insumos e EPIs para os exames. Já o da rede pública não será segunda-feira, 31, conforme estava previsto

Escrito por Redação ,
Legenda: É possível fazer teste pela rede pública no Drive-Thru no RioMar Kennedy
Foto: Helene Santos

A testagem para Covid dos profissionais da rede particular de educação em Fortaleza e Região Metropolitana deverá ocorrer em cada unidade a ser reaberta a partir do dia 1º de setembro. Na sexta-feira (28), o Governo do Estado autorizou a retomada das aulas presenciais do ensino infantil das instituições privadas. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) fornecerá os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o material necessário para a realização dos exames. Cada escola terá um representante encarregado de fazer os testes. Já a testagem dos profissionais da rede estadual de educação não acontecerá mais a partir de segunda-feira (31).

Na sexta-feira,  o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciaram que alunos de creches até o pré-escolar podem retornar aos colégios a partir da próxima terça-feira (1º). Os estabelecimentos devem se preparar para atuar com, no máximo, 30% da capacidade. Conforme a Sesa, os profissionais da rede privada deverão ser testados nos próprios locais de trabalho. O exame a ser feito é o teste molecular, chamado de RT-PCR. 

Já os exames dos trabalhadores da rede pública, que ocorreria a partir de segunda-feira (31), nos serviços de testagem na Praça do Ferreira, no Drive-Thru no RioMar Kennedy e nos Núcleos de Saúde nos Vapt Vupt de Messejana e Antônio Bezerra foram desmarcados. Nesses locais, assim como no Drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o atendimento continuará sendo para a população geral.

A testagem segue o protocolo sanitário e deverá ser realizada em professores e demais profissionais da educação, o mais próximo possível do retorno das aulas presenciais da rede estadual. Essa data ainda não foi definida. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados