Sobral ganha o primeiro Coep do Nordeste

Escrito por Redação ,
Legenda: O Coep de Sobral atuará em duas comunidades: Vila Recanto II e São Domingos
Foto: Cristina Vasconcelos

Cristiane Vasconcelos
sucursal Sobral

A idéia era fazer com que instituições públicas e privadas se envolvessem com a causa do combate à fome e pobreza no país, a partir da iniciativa do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Atualmente, o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) reúne mais de 950 entidades no Brasil e, desde 2003, estende suas ações pelos municípios. ´Os problemas são locais, daí a importância da criação dos Coep´s municipais´, frisou o presidente nacional do Coep, André Sptiz, durante a cerimônia de instalação do Comitê de Sobral, o primeiro do Nordeste e 10º Coep municipal no país.

Do intuito inicial de combater à fome, os projetos e ações do Coep passaram a se dedicar ao desenvolvimento social das comunidades. Estas, chamadas de comunidades Coep. Em parceria, cada uma das instituições envolvidas num comitê toma para si a responsabilidade de realizar alguma ação, no âmbito de seu trabalho, que contribua para o desenvolvimento social.

No caso do Coep municipal de Sobral, as 17 instituições que tomaram posse ontem, através de seus conselheiros, estão se comprometendo a participar dos projetos elaborados para duas comunidades Coep no Município, Vila Recanto II, na zona urbana, e em São Domingos, zona rural.

´Hoje, trabalho em rede é um dos conceitos mais modernos que existe´, diz André Sptiz. Para ele, os comitês se tornaram, desde sua criação em 1993, difusores e articuladores do combate à fome e à pobreza, além de estimularem, por consequência, a responsabilidade social nas entidades participantes. ´90% das entidades do Coep já fazem seu Balanço Social´, afirma Spitz.

Outro engajamento do Coep atualmente é o comprometimento com as oito metas estabelecidas nos Objetivos do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000.

Além de enfocar seu trabalho nas metas da ODM ou do combate à fome, pregado inicialmente por Betinho, o Coep em Sobral também planeja suas ações a partir das demandas encontradas nas comunidades.

Em São Domingos, o projeto pretende gerar empregos, qualificação profissional da mão-de-obra, capacitar a organização e gestão comunitária, elevar o nível de renda com novas tecnologias de produção e a criação de um banco de sementes da comunidade. Já na Vila Recanto, as primeiras ações visam a geração de renda e postos de trabalho, capacitaçãos das lideranças, apoiar projeto de urbanização e plantação de hortas e plantas frutíferas nos quintais das casas.

A instalação do Coep municipal foi uma iniciativa da chefe da Embrapa Caprinos, unidade de Sobral, Maria Pinheiro, por conta de sua experiência no Coep estadual do Piauí. Ontem, ela tomou posse como presidente do Coep Sobral. ´Nosso objetivo é o desenvolvimento comunitário, fortalecer ações que já existem e criar outras necessárias.´, diz. Junto com ela, os conselheiros das outras 16 instituições participantes também assumiram.

SERVIÇO: A pessoa que quiser se tornar um mobilizador Coep, pode acessar: www.mobilizadorescoep.org.br ou procurar o Coep municipal ou estadual.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.