Sinal de alerta redobrado

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

A situação pandêmica do Estado tem voltado a atingir níveis cada vez mais preocupantes. Ontem, o Ceará bateu o número de mortes por Covid-19 entre os estados do Nordeste, alcançando o primeiro lugar da região em um ranking que ninguém quer. Foram 10.612 vidas perdidas do início da pandemia até ontem, ultrapassando os estados de Pernambuco (10.494 mortes) e Bahia (10.373). Entre as capitais nordestinas, Fortaleza também se destacou: é a que tem mais óbitos pela doença. Faz tempo que esta coluna tem reforçado o sinal de alerta para a doença e pedido respeito às medidas sanitárias, assim como para evitar aglomerações. É tempo de repensar hábitos e redobrar todas as medidas para combater a doença. Afinal, ninguém quer estar na lista de nenhum desses rankings, seja como vítima ou como parente de uma. Se proteja e ajude a salvar vidas.

Frota de ônibus

Esta coluna também já registrou várias vezes as reclamações da população em relação a frota de ônibus da Capital nos horários de picos. Já era insuficiente em dias normais, antes da pandemia, agora então tem deixado ainda mais a desejar em um cenário em que é necessário manter o distanciamento social. A partir de amanhã começará a ser implantado um aumento gradativo, com cinco coletivos a mais nos horários de pico nas principais linhas. Até sábado, mais 100 veículos serão acrescidos até chegar a 200 veículos extras a partir do dia 17. Esperamos que a situação melhore, já não são todos os trabalhadores que podem ficar no home office.

Professores

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) participarem da seleção de projetos de apoio à graduação do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP) para o ano letivo de 2021 e renovar vagas de monitoria do Programa de Iniciação à Docência (PID). No PAIP, serão disponibilizadas até 200 bolsas, enquanto no PID serão até 730. Nos dois projetos, o valor da bolsa é de R$ 400 mensais, uma ajuda necessária.

Alunos

Após ser contemplado com as bolsas do PAIP, o coordenador do projeto ou o gestor acadêmico deve lançar um edital público para selecionar os alunos que serão contemplados com a medida. A seleção deve ocorrer entre 23 de março e 15 de abril. Já a seleção de monitores entre 8 e 28 de abril, também por edital público e específico, a ser lançado pelos departamentos da UFC.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.