Quatro áreas de saúde do Ceará apresentam aumento de mortes por Covid-19, mostra Sesa

Apesar disso, os dados do boletim epidemiológico também apontam redução de casos e mortes em Fortaleza e no Interior, levando em conta números gerais

Escrito por Redação ,

As Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) de Tauá, Brejo Santo e Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, registraram aumento nas mortes por Covid-19 no comparativo entre o fim de agosto até o fim de setembro, segundo mostra o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado nesta quinta-feira (8). 

 

O maior aumento ocorreu na ADS de Tauá, que registrava três mortes entre os dias 30 de agosto e 12 de setembro, e passou para 11 mortes no período de 13 a 26 de setembro.  

A ADS corresponde ao município polo e regiões vizinhas, e é uma divisão criada pelo Governo do Estado para descentralizar o foco da Capital. Ao todo, são 22 as ADSs no Ceará.

No caso da ADS de Maracanaú, as mortes subiram de 2 para 5, no mesmo período citado. Já em Brejo Santos, os óbitos passaram de 6 para 8, e em Juazeiro do Norte, de 12 para 16. 

Cinco coordenadorias permaneceram com os mesmos números de mortes, sendo elas Caucaia (4), Aracati (1), Acaraú (1), Camocim (3) e Crato (8). Dessa forma, foi possível perceber redução de óbitos em 15 áreas descentralizadas de saúde. 

A região de Tauá tem se mantido entre as áreas com aumento de casos e mortes desde agosto. No entanto, desta vez, com relação ao número de casos da infecção, a ADS de Tauá teve uma redução de -32,6%, indo de 411 diagnósticos para 277.   

Conforme o boletim mais recente, os casos de Covid-19 aumentaram nas ADS de Cascavel e Icó, passando de 117 para 160 na primeira região, e de 426 para 545 na segunda.  

O boletim aponta que Fortaleza teve redução de casos e óbitos decorrentes do novo coronavírus entre 30 de agosto e 26 de setembro. O mesmo ocorreu no interior do Estado, em números gerais. 

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

De acordo com a Sesa, o mês de setembro teve uma estabilização na média de óbitos dos 7 dias, apesar de existir variação negativa (redução) em relação a 14 dias atrás em quase todo o período analisado, nos dias de 8 a 12, 28 e 29 a média foi superior.  

A média de óbitos por dia calculada em cada mês caiu de 124,5 em maio para 15,3 em setembro.  

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados