Público volta a enfrentar longas filas para vacinação contra Covid no Centro de Eventos
Falta de distanciamento físico foi registrada durante a manhã num dos maiores postos de vacinação de Fortaleza
A espera para tomar a primeira ou segunda dose de vacina contra a Covid em Fortaleza não finda com o nome na lista: na manhã deste sábado (28), o público enfrentou longas filas e aglomerações num dos maiores postos de imunização de Fortaleza, o Centro de Eventos do Ceará.
De acordo com as lista divulgadas pela Prefeitura de Fortaleza, 7.896 pessoas estão agendadas para aplicação da primeira dose no local hoje, e o mesmo quantitativo deve ser vacinado neste domingo (29).
A maior parte do público é composta por adolescentes de até 16 anos, incluídos nas listas de agendamento desde quinta-feira (26).
A estudante Laís Araújo, 16, confessa que “não achava que conseguiria se vacinar ainda em 2021”, e que, por isso, até relevou a lotação do local. “Eu tava ansiosa, achei que ia esperar mais, tava desesperada com a fila. Mas andou rápido”, relata.
Segundo ela, ao completar o esquema vacinal, o principal plano é “voltar pro colégio e ver os amigos”. A ideia é compartilhada por Ícaro Santos, 17, que também recebeu a primeira dose do imunizante neste sábado.
É a melhor sensação possível. Achei que ia demorar demais, estava ansioso pra chegar. Era pra eu ter me vacinado 13h, e cheguei 8h aqui.
A mãe de outra adolescente vacinada hoje no salão do Centro de Eventos, que preferiu não ser identificada, afirmou que “do lado de dentro, os funcionários organizam melhor, mas fora não tem muito controle da fila nem do distanciamento”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que "para manter a organização e a segurança de todos, esquematiza os agendamentos distribuindo em blocos de hora ao longo do dia, em vários centros de vacinação, para descentralizar o atendimento".
A Pasta reforçou ainda "a importância de que os agendados compareçam ao seu local de vacinação apenas no seu horário e levando somente um acompanhante".
Apagão
Por volta do meio-dia, faltou energia em todo o Centro de Eventos. Com a escuridão no local, a vacinação ficou suspensa por cerca de dez minutos. Após esse tempo, a energia voltou ao normal.